Os benefícios das oleaginosas

Para ter uma alimentação saudável e nutritiva não tem segredo. É fundamental consumir frutas, verduras, legumes, grãos integrais e carnes magras. Além de reduzir o açúcar, sal, frituras, gorduras saturadas e trans - ambas conhecidas popularmente como gorduras ruins. Portanto, evitar o consumo de carnes gordas, embutidos, margarina, requeijão, macarrão instantâneo, tortas, sorvetes e batata frita é o ideal para se manter saudável. Entretanto, nem toda gordura é considerada ruim, como é o caso das oleaginosas.

De acordo com os nutricionistas elas são ricas em nutrientes no qual faz muito bem para a saúde, pele, cabelo e unhas. Mas, vamos entender melhor, as oleaginosas são grãos, sementes e frutas que contém gorduras boas (monoinsaturada e poli-insaturada) importantes para o aumento dos níveis do colesterol bom (HDL). Com isso, reduz o colesterol ruim (LDL) presente no sangue. Parece confuso, mas é só entender que como tudo na vida existe o que faz bem e que não faz. Para compreender as vantagens nutricionais das oleaginosas, o Nutridas separou as principais vantagens de cada uma para você:


Castanha-do-pará

Rica em selênio no qual protege as células dos radicais livres. Logo, ela é antioxidante, contém magnésio que ajuda a prevenir infartos, problemas no coração e na tireoide. Ótima para quem está de dieta pois ajuda a controlar o peso e garante saciedade. Porém, nada de exageros, segundo os nutricionistas o ideal é consumir três castanhas por dia.


Nozes

Contém alto teor de flavonoides (antioxidantes) e ômega 3 uma gordura boa considerada anti-inflamatória. Segundo os especialistas as nozes são excelentes para quem têm problemas cardiovasculares. A recomendação é diária e a quantidade é 5 por dia. Nunca exagerar.


Amêndoas

Outra oleaginosa que merece destaque é a amêndoa. Ela contém cálcio, magnésio, proteína e cobre. Além de ser fonte de vitaminas E, B1, fibras e zinco. Considerada pelos nutricionistas um alimento rico em nutrientes no qual ajuda a diminuir os riscos de doenças do coração. O ideal é consumir 10 unidades por dia.

Pistache

De acordo com os nutricionistas consumir 30 gramas da oleaginosa, equivalente a uma xícara de chá, promove grandes benefícios para a saúde. Entre eles: ajuda a evitar doenças cardiovasculares, regula o colesterol ruim e tem efeito antioxidante.


Avelã

Rica em cálcio, fontes de magnésio e vitaminas do complexo B. As avelãs são excelentes para a saúde, seu consumo deve ser diário e a quantidade recomendada são 4 unidades por dia.


Castanha do caju

Não poderia faltar nas listas das oleaginosas. De acordo com os especialistas a brasileirinha é rica em minerais (cálcio, potássio e fósforo) Contém quantidades elevadas de gorduras insaturadas no qual aumenta os níveis de colesterol bom, o HDL. O consumo deve moderado, pois a castanha do caju contém muito sódio. Por isso, a recomendação é 3 por dia diariamente.



 © 2020. NUTRIDAS. Todos os direitos reservados.
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram