Por que é fundamental mastigar bem os alimentos

Com a correria do dia a dia, o horário do almoço muitas vezes reduzido em algumas empresas. Além das distrações diárias como: celular e a televisão, comer devagar tem se tornado cada vez mais difícil. Atualmente é muito comum, encontrar pessoas que “engolem” a comida, e esse costume nada saudável pode trazer uma serie de complicações ao longo da vida. Mastigar devagar vai além de saborear os alimentos. De acordo com os especialistas o hábito de comer com calma facilita a digestão e auxilia na perda de peso.

Foto: Pixabay

Atualmente vivemos em mundo moderno, no qual as informações não param, o ser humano que dá conta de tudo ao mesmo tempo. Porém, na hora da refeição, esse momento tem que ser único, com calma e respeitando o seu corpo. Afinal, comer é uma das melhores coisas da vida. Segundo os nutricionistas a digestão se inicia através da boca, logo, o ato de mastigar bem, proporciona a quebra dos alimentos em partículas menores. Depois a saliva, umedece a comida, ela também é responsável por possui enzimas nas quais ajuda a digerir melhor os alimentos.


Já o tempo para cada refeição seria de 30 minutos, mastigando devagar até 30 vezes antes de engolir. Mas, muita gente não faz isso, alguns acham até estranho ou engraçado, outros alegam que ficam com ânsia de vomito a comida muito triturada na boca. Porém, é fundamental comer devagar para garantir a saciedade, facilitar a digestão para que o estômago faça o trabalho de maneira mais equilibrada. Eu confesso que tenho uma mania (feia) de observar as pessoas comendo. Gente, é como se fosse uma terapia para mim, no final eu fico chocada com a quantidade de indivíduos que não mastigam, simplesmente engolem a comida. Ou seja, eles conversam demais, olham para TV, ficam dando garfadas e permanecem grudados no smartphone.

Quando nessas horas, deveriam parar e saborear a comida com tranquilidade. De acordo com os especialistas quem não prestam atenção ao que está ingerindo podem engordar e desenvolver diversas doenças como: diabetes tipo 2, desconforto abdominal no qual pode resultar em azia, refluxo, gastrite, gases e problemas intestinais. Além de obesidade e complicações no maxilar, isso porque uma boa mastigação fortalece os músculos da face, das articulações e, sobretudo, dos dentes.


Outra questão bastante debatida entre os médicos tem a ver com os lugares no qual as pessoas vivem ou frequentam. Ambientes agitados como fast foods a tendência é que os indivíduos comam rápido demais e não prestam atenção ao que estão ingerindo. O Nutridas preparou as principais dicas para você comer com calma:

  • Quando estiver em casa, desligue a televisão e não mexa no celular. Coma com tranquilidade, sem pressa mastigando bem os alimentos. Enquanto mastiga, descanse os talheres no prato;

  • Coma de garfo, esse hábito ajuda a colocar pequenas quantidades na boca. Use a colher apenas para caldos e sopas;

  • Jamais coma em pé ou andando. Sente, respire e coma devagar;

  • Para quem trabalha e tem horários reduzidos no almoço, priorize sua refeição, nada de ficar batendo papo no celular. Evite distrações;

  • Coma sempre em lugares tranquilos. Fuja de agitação, quando sair à noite a regra é a mesma, mastigue bem as refeições.

Foto: Pixabay

 © 2020. NUTRIDAS. Todos os direitos reservados.
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram