Carboidrato simples e complexo: qual a diferença

Para emagrecer ou manter a forma não tem segredo, é preciso adotar uma alimentação saudável e praticar exercícios físicos.


Além do mais, é necessário ter disciplina para as possíveis mudanças de hábitos. Já outras formas de emagrecer não são bem-vindas, a não ser em casos de doença (obesidade), em que o médico recomende o procedimento cirúrgico, no qual a pessoa já tentou de tudo e não obteve resultado.

Segundo os especialistas quem quer perder uns quilinhos é preciso reduzir ou até mesmo cortar alguns alimentos do cardápio.


Um exemplo, são os carboidrato simples e optar pelos carboidratos complexos, utilizados na dieta low carb. Lembrando que eles fornecem energia para o nosso corpo, portanto, retirar o carboidrato da alimentação pode favorecer alguns sintomas como: dor de cabeça, mau-humor, fadiga física e mental.


A melhor forma é conversar com um médico ou nutricionista, pois só os especialistas irão avaliar cada caso, a idade e o metabolismo. Mas, para você entender a diferença dos dois carboidratos o Nutridas está aqui para tirar suas dúvidas:


Carboidratos simples

Uma das características que faz toda a diferença de um para o outro é absorção. Ou seja, o carboidrato simples é facilmente ingerido e absorvido pelo organismo. Logo, assim que a pessoa consome os alimentos a energia é imediata. De acordo com os especialistas os carboidratos simples possui um alto índice glicêmico, tornando-se fundamental para quem pratica atividade física.


Dessa forma se o indivíduo não faz nenhum exercício o efeito é o contrário. Isto é, a pessoa engorda, porque não gastou energia. Além disso, os carboidratos simples são pobres em nutrientes. Hoje em dia existem diversas opções integrais no supermercado, porém, é preciso observar nos rótulos se realmente contém fibras o suficiente.

Quais os alimentos

Massas: pão, macarrão, bolachas, biscoitos, pizza, lasanha, bolos e tortas;

Leite e derivados;

Refrigerantes e doces em geral.


Carboidratos complexos

Segundo os nutricionistas diferente da versão simples, no complexo não há picos de glicemia. Ou seja, ele é absorvido de maneira mais lenta pelo metabolismo, no qual contribui para que o corpo não armazene glicose. Sendo assim, a pessoa fica mais saciada e consegue emagrecer.


Os carboidratos complexos também fornece energia, contém nutrientes e vitaminas essenciais para uma alimentação saudável e equilibrada.

Foto: Pixabay

Quais os alimentos

Inhame, cará, macaxeira, batata-doce e batata-inglesa, tapioca;

Quinoa, amaranto, linhaça;

Arroz e pão integral;

Feijão, lentilha, grão de bico e milho;

Aveia e cereais integrais;

Verduras, frutas e legumes.

 © 2020. NUTRIDAS. Todos os direitos reservados.
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram