Para manter uma alimentação equilibrada é preciso ingerir alimentos ricos em vitaminas e minerais. Em meio a isso, existem diversos nutrientes, alguns já são mais populares e conhecidos entre as pessoas: como a vitamina C e o zinco que auxilia na imunidade, o cálcio que é excelente para os ossos, junto com a vitamina D.
Além dos ômegas 3, 6 e 9 nos quais são antioxidantes e ajuda a combater inflamações. Porém, há outros nutrientes que merece destaque na alimentação, por exemplo, o magnésio. Ele é um dos responsáveis por manter ossos mais fortes, junto com o cálcio, ajuda a reduzir cólicas menstruais.

É bom para o coração porque promove o relaxamento dos vasos sanguíneos. Preveni a diabete – auxiliando a equilibrar o açúcar no sangue e combate o envelhecimento precoce. Com tantos benefícios o seu consumo ainda é inferior em relação aos outros minerais.
Um dos motivos para isso é a falta de informação sobre as vantagens nutricionais do magnésio. A maioria das pessoas só começa sentir a necessidade das vitaminas e minerais quando ocorre algo de ruim na saúde. É preciso ter uma alimentação além de saborosa, preventiva também.
Existe diversas doenças que poderiam ser evitadas por meio de uma dieta saudável. Por isso, saber escolher de forma consciente o que vai à mesa é um dever com o seu corpo e a sua saúde. Ter essa consciência alimentar evitaria gastos desnecessário com suplementos. O magnésio além dos outros minerais precisa fazer parte do seu cardápio diariamente.
Por que o magnésio é tão eficaz
O mineral têm mais de 300 reações bioquímicas; ele age no metabolismo, na produção de energia, no crescimento das células e na síntese proteica. É antioxidante no qual manda embora os radicais livres, ajudando a ter pele, unhas e cabelos mais fortes.
Combate as inflamações, mantém ossos e músculos mais saudáveis. Mulheres são as mais beneficiadas pelo magnésio, quem sofre com a TPM (tensão pré-menstrual) fontes do mineral são ideais para relaxar o útero e evitar cólicas. E só para você ter uma ideia a maior concentração de magnésio está no ossos, junto com o cálcio e a vitamina D, os três têm papeis importantes para a musculatura.
Quais alimentos contém magnésio
Oleaginosas – castanhas, amendoim, nozes, avelã e amêndoas
Chocolate amargo
Banana nanica e mamão papaia
Espinafre e coentro
Aveia em flocos, farinha de soja, linhaça e gergelim
Ovo e leite de vaca
Mandioca
Feijão carioca e arroz integral
Sardinha natural
Mas nada vai adiantar ingerir esses alimentos se sua dieta não é tão equilibrada. Algumas combinações erradas pode anular a absorção do magnésio, por exemplo, doces, álcool, gordura e frituras. Há alguns sinais que o corpo envia quando ocorre deficiência do mineral: fadiga muscular, tremores e arritmia cardíaca.
Se acontecer esses sintomas com você, vá ao médico ou nutricionista, para avaliar através de exames se tem alguma relação com o magnésio.
Artigos relacionados:
5 vilões da alimentação que prejudicam os ossos
Que emagrecer? diminua o tamanho do prato