4 hábitos simples para ter qualidade de vida

Você sabe o que significa ter qualidade de vida? Para muitas pessoas tem a ver com uma boa alimentação, fazer exercícios e se manter equilibrada. Mas o conceito vai bem além disso.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), ter qualidade de vida está relacionada com a satisfação das pessoas em relação à sua rotina. Ou seja, a percepção de mundo sobre diversos contextos: valores, objetivos, padrões, expectativas e preocupações.

É claro que cuidar da saúde física e mental é importante para se viver bem, mas não é só isso que garante qualidade de vida. Portanto, se você busca bons hábitos para 2019, leia este o post até o fim.

Estamos no meio de março, e ainda dá tempo de colocar aquelas velhas promessa em dia, cuidar mais da sua saúde e mudar algumas atitudes que tanto te incomoda.

A primeira delas é mudar a alimentação

Fazer um planejamento do que pretende tirar do cardápio e incluir mais alimentos saudáveis na sua rotina. A minha sugestão é cortar aos poucos alimentos que não fazem bem à saúde: açúcar, sal, gordura, fritura, embutidos e industrializados.

E optar por comida de verdade, frutas, verduras, legumes, cereais integrais, carboidratos complexos como as raízes e tubérculos que são boas fontes de vitaminas e nutrientes. Está com dificuldade em planejar sua alimentação?

Procure um nutricionista para ele te passar uma reeducação alimentar de acordo com suas necessidades.


Xô, estresse

Quer ter qualidade de vida, então nada de se estressar à toa. Há alguns momentos que infelizmente o estresse vai querer tomar conta da nossa rotina, porém, ele precisa ser algo passageiro.

Nada de ficar preocupada, nem tampouco irritada durante vários dias por conta de um problema. Lembre-se nada, nem ninguém merece tirar sua paz.

Busque relaxar com atividades prazerosas pode ser yoga, pilates, caminhada, correr, ficar perto do mar (adoro), andar de bicicleta, viajar, ler um bom livro, escutar uma música. Mas, não permita ficar estressada.

Resolva tudo que tem para resolver e ponto final. Muitas vezes sabe aquela dorzinha de cabeça ou no pescoço pode ser tensão por conta do estresse.

Eu por exemplo, há alguns anos vivia estressada com tudo e sentia muita dificuldade para dormir. Com isso, acordava de mau humor, porque deixava o estresse atrapalhar meu sono. Foi quando parei e percebi que a minha vida estava péssima e precisava tomar uma atitude.

Não foi de uma hora para outra, eu fui me policiando e aos poucos mudei os meus hábitos. Hoje posso dizer que sou uma pessoa zen, raramente algo me tira do sério. Então, a minha segunda dica para você é tente relaxar, pois sua saúde agradece.


Sono

Quem busca uma vida com mais qualidade precisa dormir bem. Uma boa noite de sono vai além do descanso, ajuda na memória, no raciocínio, na concentração e a regular os hormônios.

O ideal é dormir 8h por dia. Para conseguir os efeitos benéficos do sono só depende de você e das suas atitudes. Muita gente diz que não dorme o suficiente porque não tem tempo, mas passa a madrugada acordada nas redes sociais.

Então, priorize o que você quer para sua vida, hora de dormir é para relaxar, não leve celular para cama, pois a luz emitida pelos aparelhos eletrônicos afetam a qualidade do seu sono.

Mexa-se

Não adianta cuidar da alimentação, evitar o estresse e dormir bem, se você não faz exercícios. É um conjunto, todas essas dicas precisam ser seguidas para ter qualidade de vida.

Não importa qual o tipo de exercício você gosta mais, o segredo é não ficar parada, mexa-se. Pode ser atividade no parque, na academia ou em estúdio, faça sempre exercício no qual esteja de acordo com o seu estilo e te proporcione prazer.

A atividade física tem que ser vista como algo satisfatório e não uma obrigação. Jamais faça qualquer modalidade por modismo ou porque sua amiga faz. A escolha é sua, então busque algo prazeroso que motive a ir todos os dias.


Ei, se você gostou deste post, compartilhe, deixe seu comentário.

Artigos relacionados:

5 atitudes para você parar de fazer hoje

7 dicas para melhorar sua saúde mental

 © 2020. NUTRIDAS. Todos os direitos reservados.
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram