© 2020. NUTRIDAS. Todos os direitos reservados.
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

4 motivos para você tirar o açúcar da alimentação

Todo mundo sabe que o açúcar faz mal à saúde, mas você sabia que ele é considerado um dos piores alimentos do mundo? E não é à toa, há diversas pesquisas comprovando que consumir açúcar refinado em excesso pode agravar os riscos de doenças como: problemas cardiovasculares, diabetes e obesidade. O açúcar refinado é altamente calórico e não contém nenhum valor nutricional, além disso,

ele é digerido de forma muito rápida pelo organismo.

4 motivos para tirar o açúcar da alimentação

Logo, os níveis glicêmicos se elevam, causando o aumento da secreção de insulina pelas células do pâncreas. E insulina em excesso é um perigo, pois pode baixar as taxas de glicemia muito rápido. Com isso, a pessoa sente mais fome e engorda. Outro problema é o risco de desenvolvimento da resistência à insulina, que pode levar ao diabetes.

Segundo os especialistas eliminar o açúcar refinado da alimentação só vai trazer benefícios para a saúde. Mas por questões de maus hábitos alimentares muita gente até tenta cortar ele do dia a dia, porém, poucos conseguem.


A dose diária recomendada de açúcar pela OMS (Organização Mundial da Saúde) é de 50 gramas por dia para as pessoas com peso considerado normal. Ou seja, nem acima, nem abaixo. Porém, na prática a realidade é outra, porque muita gente está consumindo açúcar duas vezes mais do que a recomendação. É preciso ficar atenta, e a melhor alternativa é sempre ler o rótulo e não exagerar no consumo. Além dos sintomas citados acima, separei mais 4 motivos para você se livrar do açúcar:


Inflama o corpo

Só para você ter uma ideia o açúcar inflama todo o organismo, seu consumo em excesso pode provocar diversas doenças, entre elas: obesidade, diabetes, câncer, complicações cardíacas, intestinais e renais. Além de problemas como artrite, artrose e osteoporose – inflamações crônicas.


Açúcar envelhece

Se ele inflama todo o organismo, imagina o que ele faz com a pele, isso porque a concentração do açúcar interfere na produção de colágeno e elastina que dão firmeza a pele. Portanto, nada vai adiantar gastar dinheiro com potes de cremes e tratamentos estéticos, se você não cuida da alimentação. Que ver o tempo parar, então retire o açúcar da dieta. Experimenta!


Provoca celulite

Ela é inimiga número 1 das mulheres, e para se livrar da temida celulite é preciso fazer exercícios físicos e cuidar da alimentação, uma dieta equilibrada e rica em antioxidantes ajuda a eliminar os furinhos indesejáveis. E uma das melhores alternativas é cortar o açúcar do cardápio.


Prejudica os dentes

Segundo os especialistas há um mito em achar que somente as crianças precisam cuidar da saúde bucal, pois os adultos têm dentes mais resistentes. Nada a ver essa história, todas as pessoas necessitam cuidar da saúde bucal, a limpeza correta dos dentes tem que ser realizada sempre após o consumo de alimentos, principalmente, os doces. Quem abusa do açúcar ao longo prazo e não cuida dos dentes, pode desenvolver placa bacteriana, cáries e inflamações na gengiva.


Mas, como resistir aquela sobremesa após o almoço? Se for para comer um pedacinho uma vez na semana não há problema algum. O que não pode é fazer disso um hábito e querer comer todos os dias. Uma dica bacana que vale a pena, além de ser super saudável é consumir alguma fruta depois do almoço. Nosso corpo não necessita de açúcar, a partir do momento que você tira ele da alimentação, não sente mais falta.


Mas as frutas contém açúcar?

Sim, é verdade as frutas tem a frutose. Porém, além do açúcar ela vem acompanhada de várias substâncias benéficas à saúde como os minerais e as vitaminas. Logo, elas se tornam mais saudáveis do que aquele pedaço de bolo que você insiste em comer.

Além dos doces, há muitos alimentos que contém açúcar e muita gente nem sabe disso, porque nos rótulos os nomes são substituídos por outros, entre os produtos: requeijão, leite, manteiga, creme de leite, iogurte, farinha de trigo e molho de tomate.


É preciso estar atenta ao que se consome. Agora já notou a variedade de açúcar disponível nos supermercados. É nessas horas que vem a pergunta qual o melhor? Afinal, são tantas opções que fica difícil escolher, mas antes saiba que todos em excesso engorda, portanto, não se iluda.


Conheça os principais tipos de açúcar:


Refinado

É o mais popular entre os tipos de açúcar e o mais prejudicial à saúde. Isso porque durante o processo de refinamento são adicionados aditivos químicos para dar a coloração branca, logo, algumas vitaminas e sais minerais acabam sendo perdidos.


Cristal

Sua forma é composta de cristais transparentes, ele passa por um leve processo de refinamento e 90% das vitaminas são retiradas. Portanto, o açúcar cristal é tão ruim quanto o refinado.


Mascavo

É o açúcar em sua forma bruta, ele é extraído depois do cozimento do caldo de cana, e não passa por refinamento. Apresenta uma coloração mais escura e sabor mais concentrado, com isso, são preservadas as vitaminas e os minerais.


Demerara

Passa por um refinamento leve, mas não recebe nenhum aditivo químico, seus grãos são de cor marrom e possui valores nutricionais parecidos com os do açúcar mascavo.


Orgânico

Assim como o açúcar mascavo, ele não passa pelo processo de refinação, por isso, é mais escuro, e mantém as vitaminas.


Light

É a combinação do açúcar refinado com adoçantes artificiais, de fato ele é até menos calórico, porém, tem menor sabor. É preciso ter cuidado para não abusar, pois em excesso também engorda.


Açúcar de coco

Rico em potássio, ferro, fosforo e zinco, tem um IG (índice glicêmico) baixo, porém é mais calórico que o refinado, tem sabor marcante, então dar para usar em pequenas quantidades para adoçar. É preciso entender que quanto mais escuro for o açúcar, mais vitaminas e minerais ele tem, e usar sempre com moderação.


Mas não consigo evitar doces, o que fazer?

Todos conseguem, é só uma questão de hábito, a partir do momento que você for retirando da sua vida o açúcar, seu cérebro entende, e não sente mais falta. É claro que isso não será da noite para o dia. Outra razão para ter desejos por doces pode estar associada à falta de alguns nutrientes. É preciso buscar orientação de um nutricionista, pois dietas desequilibradas, com baixo consumo de frutas e verduras, pode fazer você ter vontade de comer doces.


O ideal é sempre fazer refeições balanceadas e consumir diariamente verduras, legumes, oleaginosas, proteínas magras, grãos integrais e escolher para sobremesa, frutas de sua preferência. Uma outra dica bacana antes de comer doces, é tomar água, logo sua vontade de consumir açúcar vai sumir. Eu sei que parece impossível cortar os doces da alimentação. Mas pense você não precisa desse tipo de alimento nocivo, vá aos poucos cortando do seu cardápio, se dê vontade de comer um brigadeiro, tudo bem, coma. Mas não faça disso um hábito, cuide de seu corpo.


Há pessoas que passam a semana toda mantendo uma alimentação regrada. Mas quando chega o sábado e o domingo exageram e comem tudo que ver pela frente, inclusive doces em excesso. Não faça isso, coma com moderação, e aos poucos vá retirando o açúcar da sua vida, sua saúde agradece.

Gostou deste post? Então, compartilha com os amigos, deixe seu comentário.