6 principais benefícios da musculação

Praticar exercícios físicos é o segredo para ter uma vida mais saudável. E há algumas modalidades que fazem tão bem à saúde, que virou até prescrição médica, entre elas, a musculação.


O treino de força ganha cada vez mais adeptos no mundo todo. Deixou de ser visto apenas como esporte para os fisiculturistas, e se tornou um grande aliado entre as pessoas que buscam qualidade de vida.

6 principais benefícios da musculação

Não é à toa que há diversas academias espalhadas por aí. A musculação além de proporcionar um corpo definido, auxilia na perda de gordura e contribui para o ganho de massa muscular. E ainda ajuda a combater e tratar diversas tipos de doenças. A seguir você vai saber porque a musculação só traz vantagens à saúde:


1- Preveni a sarcopenia

Se o objetivo é ganhar massa muscular, a musculação é a atividade certa para isso. E ainda preveni a sarcopenia - degeneração das fibras musculares. A partir dos 30 anos, as mulheres começam a perder massa muscular, por isso, o treino de força é tão importante para fortalecer e tonificar os músculos.


Já para quem quer emagrecer o ideal é associar a musculação com exercícios aeróbicos. Mas, antes é preciso deixar claro que nenhuma atividade faz milagre, é importante também manter uma dieta equilibrada para atingir bons resultados. O ideal é procurar um nutricionista para que a alimentação seja de acordo com os seus objetivos.


2- Melhora as dores na coluna

Dor nas costas, quem nunca? Eu, já tive e é horrível, imagina quem tem alguma dor crônica na coluna, como por exemplo, a lombalgia. Para diminuir as dores tem que praticar exercícios para fortalecer. E há diversos equipamentos para ativar os músculos abdominais que ajudam a estabilizar a coluna e aliviar as dores.


3- Ameniza a fibromialgia

Há quem pense que pessoas com a síndrome não podem fazer atividade física, pelo contrário tem que fazer. Os exercícios são grandes aliados para a saúde, desde que sejam bem orientados, e a musculação ajuda a diminuir as dores provocadas pela fibromialgia.


4- Regula a diabetes

Combinar exercícios aeróbicos com treino de força é excelente para minimizar a diabetes. Quem tem a doença pode associar caminhada ou corrida e musculação.

Mas, é preciso medir a glicemia antes, durante e depois, se tiver acima do normal ou baixa demais não é recomendando fazer exercícios. O ideal é conversar com o médico para aliar os tratamentos aos treinos, principalmente quem usa insulina.


5- Melhora a artrose

Quem tem desgaste nas juntas precisa praticar exercícios físicos, e o treino de força é uma das atividades que mais protege as articulações. Isso porque favorece a produção do líquido sinovial, no qual ajuda a manter as cartilagens íntegras. Logo, melhora as dores e a rigidez articular.


6- Ajuda a aliviar os sintomas da asma

Outro mito é achar que quem tem asma não deve fazer exercícios físicos, pelo contrário é fundamental colocar os pulmões para trabalhar. E a musculação é recomendada desde que seja feita de maneira leve e supervisionada. Outra dica importante é sempre levar o inalador para a academia, pois pode precisar durante o treino.


Dicas extras

Mas antes de calçar o tênis e entrar numa academia de musculação, a pessoa tem que estar saudável ou com a doença controlada. É necessário também passar por uma avaliação com o médico para ele avaliar como está sua saúde, e uma com um educador físico para analisar seus objetivos, flexibilidade, percentual de gordura e peso.

Gostou deste post? Então, compartilha com os amigos, deixe seu comentário.

 © 2020. NUTRIDAS. Todos os direitos reservados.
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram