© 2020. NUTRIDAS. Todos os direitos reservados.
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

7 dicas para usar o tempo ao seu favor

Trabalhar, estudar, cuidar da casa, dos filhos, fazer exercícios, namorar. E ainda se divertir, será que é possível fazer tudo isso? Te garanto que sim, basta apenas saber administrar o tempo.


De fato não é fácil, mas com organização, e algumas estratégias você consegue.

E vamos combinar quem não deseja ter mais tempo para ficar com a família, brincar com os filhos, passear com o cachorro, sair mais com os amigos, viajar. Todo mundo né?

7 dicas para usar o tempo ao seu favor

Realmente ter mais tempo é o sonho de consumo de todos, principalmente, das mulheres, já que elas vivem sobrecarregadas por causa dos inúmeros papéis que exercem no dia a dia.


Uma das alternativas é delegar e dividir as tarefas com alguém ou aprender administrar o tempo por meio de algumas estratégias. Mas atenção: nada de ficar refém do relógio. É só ter planejamento e mudar alguns hábitos que as coisas acontecem.


Então, sem mais delongas, vamos as dicas:


1- Tire um tempo só para você

Às vezes criamos mil desculpas que não temos tempo, cuidamos dos outros, e esquecemos de nós mesmas. É preciso ter em mente que tudo é uma questão de prioridade, então, priorize-se.


Dedique um momento só para você, seja ir à academia ou ir ao salão de cabeleireiro mudar o visual, pintar as unhas, fazer uma massagem. Não tem dinheiro para isso? Tudo bem, faça em casa. Mas reserve um tempo só seu.


2- Foco nos exercícios

Dizer que não tem tempo para fazer exercícios é a desculpa número 1 de grande parte das pessoas. E mais uma vez vem a questão da prioridade.


Pois você pode se exercitar pelo menos meia hora por dia, é melhor do que nada. Isso já ajuda a criar um hábito saudável. Pode ser uma caminhada, corrida ou em casa mesmo, há diversos vídeos e aplicativos que ensinam a fazer exercícios, e tem para todos os gostos e estilos.


3- Descubra o seu melhor horário

Qual é o horário que você rende mais? Eu por exemplo, tenho mais energia pela manhã para fazer exercícios. Já à tarde, o meu rendimento para estudar é bem melhor. Descubra o seu, e use o tempo ao seu favor.


4- Estipule prazos

Definir limites é essencial. Quando não estipulamos prazos para fazer as coisas, temos a falsa sensação de que temos mais tempo. Logo, atrasamos, acumulamos ou desistimos dos projetos.


O ideal é sempre criar prazos sejam eles profissionais ou pessoais. Por exemplo, se você quer viajar no final do ano, comece agora a se organizar, guardar dinheiro, não espere chegar dezembro para fazer isso. O planejamento ajuda a otimizar o tempo.


5- Tudo próximo

Para otimizar o tempo nada melhor que ter as coisas do dia a dia próximo a você.

Academia, faculdade ou cursinho perto do seu trabalho ou da sua casa. Isso facilita a sua vida, e ainda evita ficar horas presa no trânsito.


6- Se programe

Antes de dormir, deixe tudo pronto para o outro dia. Se for malhar pela manhã, separe a roupa, os acessórios e coloque tudo na bolsa. E para ajudar ainda mais, tenha em mente o que vai comer no café da manhã, já otimiza o seu tempo.


Compre uma agenda e anote toda a sua rotina, você vai ver o quanto é útil. Programar o cardápio da semana é uma mão na roda, você pode tirar o domingo e ir fazendo as comidas e congelando. Durante a semana, é só tirar do freezer, aquecer e se servir.


7- Use as redes sociais ao seu favor

Está aí uma das coisas que grande parte das pessoas perdem tempo. Basta só uma olhadinha e lá se vai o dia ou a noite toda. As redes sociais são excelentes. Mas é preciso saber usá-la de forma equilibrada.


Desative as notificações quando estiver trabalhando ou estudando para não gerar ansiedade e você querer ir olhar o tempo todo. Estipule limites e horários para acessar as redes sociais, você vai ver o quanto vai otimizar o seu tempo.

Gostou deste post? Então, compartilha com os amigos!