Como manter a dieta em festas juninas

As festas juninas estão se aproximando, e para não engordar com a variedades de comidas típicas, precisa se policiar diante de tantas delícias, pois os pratos são bastante calóricos, contém muita açúcar, manteiga, leite condensado e coco.

Foto: Pixabay

Para aproveitar o São João sem culpa, escolha sempre opções nutritivas e saudáveis. Entre as variedades:

Milho

Um dos alimentos principais das festas juninas, rico em vitamina A e C. Possuí fibras, minerais (ferro, potássio, folato e tiamina) Quem optar pelo milho cozido precisa ter cautela em relação ao sal, pois o excesso de sódio aumenta a pressão arterial e retém líquido. Evite também adicionar manteiga para não ficar calórico.

Amendoim e pipoca

Eles são antioxidantes, ricos em fibras e proteína. Além disso, têm vitaminas e minerais, mas nada de exagerar nas porções.

Canjica

Dependendo da forma de preparo ela pode ser benéfica para a saúde, porque a canjica é rica em fibras e contém pouco teor de gordura. Mas, se tiver leite condensado, manteiga, açúcar refinado e leite de coco, ela se torna uma bomba calórica.

Se for fazer em casa, opte sempre pelo leite desnatado e para adoçar prefira açúcar mascavo ou de coco. Quem for comer em barraquinhas, consuma com moderação, geralmente eles acrescentam leite condensado e margarina no preparo.

Pamonha

A pamonha contém fibras, proteína e potássio, além disso, ela é rica em carboidrato no qual fornece energia, mas seu consumo exagerado aumenta o peso e a glicose no sangue. Por isso, não exagere ao consumir.

Bolo

O São João sem bolo não combina, e têm variedades para todos os gostos: bolo de fubá, de milho, de pé de moleque, entre outros. De acordo com os nutricionistas o bolo pé de moleque é considerado o mais calórico, porque contém muita açúcar, margarina, castanha e amendoim.

Já o bolo de milho e o de fubá dependendo do preparo é que tem menos calorias. Uma sugestão no lugar da manteiga é adicionar óleo de coco, fica mais saudável.

Mungunzá

Outra delícia que não pode faltar nas festas juninas, é o mungunzá. Ele é rico em fibras e minerais, porém, tudo depende da forma de preparo. Quando for fazer, opte sempre por leite desnatado, açúcar mascavo, mel, agave ou adoçante culinário. Prefira leite de coco light e não acrescente leite condensado.

Dicas para não engordar nas festas juninas

  • Além das comidas típicas do São João, há outras opções como: cachorro-quente, caldinho, espetinho, salsichão, coxinha e pastel. Mas todos esses alimentos são muito calóricos e pouco nutritivos. Evite consumi-lós, se não resistir coma sem exageros.

  • Equilíbrio é o segredo, não é porque acontece períodos de festas no ano, que você tem que enfiar o pé na jaca e burlar a dieta, até porque dá para comer pratos deliciosos sem engordar.

  • Faça sempre pequenos lanches antes de sair para as festas, assim você não chega nos lugares faminta. Entre as opções nutritivas; pode ser frutas, iogurte, castanhas, tapioca ou sanduíche com pão integral com alguma proteína (queijo, ovo ou frango) são excelentes para garantir a saciedade.

  • Estabeleça metas, por exemplo, duas fatias de bolo por noite ou uma pamonha, assim você tem controle e não exagera nas porções.

  • Consuma com moderação as bebidas, não abuse do álcool, além de ser uma bomba calórica para quem deseja emagrecer, se consumida em excesso, prejudica o fígado. Não esqueça as festas passam e sua saúde fica. Portanto, aproveite o São João, mas sempre com equilíbrio.

Artigos relacionados:


Açúcar: um dos grandes vilões da dieta


Os malefícios da gordura trans para a saúde






 © 2020. NUTRIDAS. Todos os direitos reservados.
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram