Jantar ou lanchar: o que comer à noite

Essa talvez seja uma das dúvidas que muita gente tem, afinal, o que comer à noite? A resposta é simples, tudo vai depender do seu objetivo, do seu treino e dos seus hábitos.


Quem quer emagrecer por exemplo, precisa fazer uma reeducação alimentar. Já para quem deseja ganhar peso, é até permitido comer um pouco mais, mas sempre com moderação.


E para quem pensa que comer demais só aumenta o peso, está enganada, há alguns tipos de alimentos que contribui para o surgimento de doenças cardiovasculares e diabetes. Entre eles, a gordura trans e o açúcar refinado.

Jantar ou lanchar: o que comer à noite

Já ouviu aquele ditado, “de manhã coma feito um rei, no almoço coma feito um príncipe. E à noite coma igual ao um mendigo”.


De fato esse ditado tem todo sentindo para quem quer perder peso, pois comer muito à noite interfere no metabolismo, já que ele vai ficando mais lento nesse período.


E o café da manhã é uma das refeições mais importantes do dia. Além de ser uma das mais completas, tanto para quem quer emagrecer quanto para quem quer ganhar massa muscular.


Porém, muita gente não toma café da manhã, por falta de planejamento, sai de casa nas pressas ou não sente fome pela manhã. E quando chega na hora do almoço ou da janta, exageram.


É preciso planejar todas as refeições, comer muito perto da hora de dormir, deixam os órgãos envolvidos na digestão e o cérebro em alerta. É como se eles funcionassem melhor durante o dia. Portanto, não coma demais.


Mas, quem trabalha e estuda durante à noite como se alimentar de forma correta? A solução é mudar os hábitos alimentares, levar lanchinhos saudáveis na bolsa é uma opção. Para não chegar em casa faminta e devorar tudo que ver pela frente.


Qual é horário mais indicado para fazer a última refeição

Segundo os especialistas o ideal é dividir as porções, de acordo com o seu objetivo. Para quem quer perder peso, se alimente a cada três horas. E jante entre 18h e 19h.


Esqueça essa história de comer apenas quando tem fome, ficar em jejum por muito tempo atrapalha o metabolismo. Logo, você termina comendo mais do que o necessário.


Outra dica importante é não fazer dietas da moda, elas não funcionam por muito tempo. Coma comida de verdade, e fuja de todos os alimentos industrializados, eles engordam e são prejudiciais para a saúde.


Mas, finalmente que comer à noite

Prefira sempre opções leves e nutritivas. Você pode optar por lanchar ou jantar, vai depender da quantidade e as suas escolhas; sanduíches são permitidos, mas prefira o pão integral.


Já os recheios pode ser alguma proteína como; frango, ovo, queijo branco, atum ou sardinha. As tapiocas e as crepiocas também são ótimas escolhas.


Saladas são sempre bem-vindas acompanhada com uma carne magra ou frango grelhado.


Há quem ache que carboidratos à noite não pode, mas tudo depende das porções que você vai colocar no prato e os seus objetivos. Dê preferência aos carboidratos complexos (inhame, mandioca e batata-doce).


Se você ama macarrão, tudo bem, mas prefira os integrais pois são mais saudáveis. Para quem quer emagrecer: sucos da fruta, iogurte, leite desnatado, castanhas, sopas, caldos.


E frutas como; maçã, pera, uva, laranja, melancia, morango e mamão estão liberados. Evite apenas banana, manga e jacá pois elas têm muitas calorias.


O que não é permitido

Segundo os nutricionistas comidas gordurosas e frituras porque atrapalham a digestão. Prefira opções grelhadas, cozidas ou assadas.


Molhos e embutidos (presunto, calabresa, mortadela, salame, bacon e charque) estão fora da lista de alimentos saudáveis e nutritivos.


E sair com os amigos, pode?

Não só pode, como deve, sem radicalismo, até porque ninguém vai deixar de se divertir. Mas, tem como fazer escolhas saudáveis em bares e restaurantes, só depende de você. O que não vale é exagerar diariamente.

Gostou deste post? Então, compartilha com os amigos!

 © 2020. NUTRIDAS. Todos os direitos reservados.
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram