Mantenha o hiperfoco

Para se manter concentrada, é preciso ter foco. Porém poucas pessoas conseguem, afinal, tudo hoje em dia parece tirar a nossa atenção. Em uma era digital, qualquer notificação no celular é um convite a distrações. É preciso entender que para conseguir o que se almeja é fundamental se concentrar.

Só para você ter uma ideia, alguns anos eu era uma pessoa muito dispersa, basicamente qualquer coisa me distraia, até uma mosca voando tirava o meu foco. Faltava concentração no que estava fazendo, eu precisava dar prioridade ao que realmente importava.

Foi então que eu decidi parar de fazer tudo ao mesmo tempo. A sociedade atual exige que as pessoas seja cada vez mais multitarefas (faz tudo), mas esquece que isso é impossível. Você até pode até fazer mil atividades, mas poucas vão sair corretamente.

É por isso que o hiperfoco cura tudo, pois o indivíduo se concentra a um único projeto. Pessoas que querem tudo ao mesmo tempo, a tendência é o fracasso, pois perde-se o rendimento. Portanto, escolha algo único, foque nele, seja lá o que for, se comprometa e fuja das distrações.

Há uma série de vídeos e documentários na internet avaliando o foco das pessoas, e um deles consiste em mostrar cenas do cotidiano, o objetivo é avaliar a percepção. O resultado é surpreendente, tanto mulheres quanto homens perdem o foco rápido ou não se concentram.

Um exemplo, há uma quadra com vários jogadores de futebol, o consultor pede para que todos analisem o vídeo. Depois pergunta quantos jogadores estão em campo? Todos respondem certo, logo, o analista quer saber qual é a cor do gato que entrou na quadra? E todos ficam assustados, porque nem prestaram atenção no felino, ou seja, não estavam tão focados assim.

O recurso usado mostra o quanto o foco é importante, pois se você não presta atenção em sua volta, nunca terá lembranças do fato ocorrido. A falta de concentração prejudica a capacidade de aprender, produzir e perseverar. Muitas vezes deixamos de perceber um perigo, uma oportunidade ou até mesmo alguém interessante, porque estamos distraídos mexendo no celular ou fazendo qualquer outra coisa.

Mas como é possível se manter focados em tempos dispersos? É fundamental mudar os hábitos, aprender a lidar com as diversas informações do dia a dia, filtrar o que serve, e ignorar o que não presta. Confira algumas dicas para você manter o hiperfoco:

Concentre-se em um único objetivo

A sociedade exige que sejamos dinâmicos, rápidos e práticos, sim, são excelentes habilidades, mas o melhor é ter foco nos objetivos, do que fazer mil coisas ao mesmo tempo. Isso ajuda a deixar as pessoas mais produtivas e certamente o trabalho terá mais qualidade.

Evite as interrupções

Quando for pesquisar algo na internet, direcione apenas aquilo que procura, não abra diversas janelas, esqueça as redes sociais, veja assim que concluir sua busca. Outra alternativa que eu uso é desligar o celular quando vou estudar, sempre foco minhas energias em apenas uma coisa de cada vez. Ficar offline às vezes é necessário principalmente quem perder a concentração fácil.

Avalie o seu comportamento

Primeiro pare e se analise, pergunte para si mesma o que tira sua atenção? Televisão, redes sociais, pensamentos, família, problemas pessoais e profissionais, namorado, barulho, entre outros. Assim que descobrir você irá entender e mudará suas atitudes diante dos conflitos. E jamais perca tempo com bobagens, faça algo produtivo na sua vida.

Artigos relacionados:


Por que devemos ter inteligência emocional


O poder da paciência



 © 2020. NUTRIDAS. Todos os direitos reservados.
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram