Os prós e os contras da corrida

A corrida é uma das atividades físicas que mais cresce no mundo, e não é à toa, por ser algo tão natural e divertido tem atraído cada vez mais adeptos. Correr é um exercício democrático no qual todos podem fazer, exceto quem tem algum tipo de lesão.


Entre as vantagens da corrida:

  • É uma atividade que ajuda a perder peso, por causa do alto gasto calórico.

  • Melhora o condicionamento físico e cardiovascular, além de proporcionar mais disposição no dia a dia.

  • Fortalece e define os músculos inferiores.

  • Ajuda a melhorar o sono, estimula a produção de endorfina e serotonina, substancias que promove a sensação de bem-estar.

  • Combate o estresse, a ansiedade, a depressão e ajuda no autoestima.

  • Versátil, pode ser realizada em parques, praças ou na praia.

Os prós e os contras da corrida

Mas antes de sair por aí correndo é preciso ficar atenta para não se lesionar, a corrida é maravilhosa e traz diversos benefícios. Porém, como toda atividade física há os riscos.


Entre as desvantagens:

  • Por ser um exercício de alto impacto, não é recomendado para pessoas com problemas nas articulações. Além disso, pode provocar diversas lesões por excessos nos treinos e pela falta de repouso.

  • Não há o fortalecimento dos membros superiores.

É uma atividade fácil de ser realizada, atualmente tem atraído cada vez mais admiradores. De certa forma isso é muito bom, porque grande parte das pessoas estão saindo do sedentarismo. Entretanto, não podemos fechar os olhos para o riscos, antes de começar a correr, o ideal é buscar sempre a orientação de um médico e um educador físico.


Fazer alguns exames e avaliações para ver como está a saúde, antes de calçar o tênis.

Se você quer correr é preciso entender que há organização, rotina, preparo e, principalmente, descanso. Não tem necessidade de praticar corrida diariamente, três dias por semana já é o suficiente, nos outros dias busque uma outra atividade; natação, musculação, pilates.


7 dicas que você precisa saber antes de correr

  1. A primeira coisa que tem que pensar é usar roupas leves para manter a temperatura do corpo em um bom nível e contribuir para evaporar o suor. Nada de usar casaco no calor, nem cinta, isso não traz resultados.

  2. Compre um tênis especifico para correr e de acordo com o seu tipo de pisada (neutra, pronada e supinada). Muitas das lesões são porque as pessoas correm com qualquer tipo de tênis. Há diversas lojas especializadas, que tem como saber seu tipo de pisada. Entre as que eu mais gosto; Nike e a Centauro.

  3. Hidratação é fundamental, antes, durante e depois, leve sempre sua garrafinha de água.

  4. Jamais corra com fome, seu corpo precisa de energia para correr. Consuma boas fontes de carboidrato, por exemplo, banana, batata-doce, tapioca, pão integral e alguma proteína; ovo, frango ou peixe.

  5. Evite os horários em que a temperatura está muito quente, prefira correr sempre pela manhã bem cedinho, finalzinho da tarde ou à noite.

  6. Comece com calma, caminhando por no mínimo 30 minutos com passos rápidos durante algumas semanas, depois quando se sentir confortável, corra devagar durante alguns minutos e vá alternando. Nessas horas buscar a orientação de um professor de educação física é super importante.

  7. Antes de correr é necessário aquecer o corpo e alongar sem exageros. Se sentiu alguma dor, pare imediatamente, respeite o seu limite e vá com calma. Tenha disciplina que com certeza você vai atingir seus objetivos na corrida.

Gostou deste post? Então, compartilha com os amigos, deixe seu comentário.

 © 2020. NUTRIDAS. Todos os direitos reservados.
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram