Por que algumas pessoas não cumprem as metas

Já parou para pensar nas coisas que você prometeu a si mesma este ano, e ainda não cumpriu? Muitas pessoas vivem fazendo mil promessas, mas não se comprometem em dar o primeiro passo.


Ficam o tempo todo procrastinando, e o ano acaba, logo vem a frustração e o arrependimento por não ter tentado.


Antes de definir qualquer objetivo na nossa vida precisamos ter clareza daquilo que realmente queremos.

Mulher de braços cruzados
Por que algumas pessoas não cumprem as metas

E muita gente não tem isso, vivem fazendo planos genéricos:


  • quer ser feliz;

  • quer ser saudável;

  • quer ser rica.


Mas o que fazer para ser feliz, se tornar alguém saudável e ficar rica, porque todo mundo quer isso, inclusive, eu e você. Poderia citar outros exemplos, mas escolhi esses porque são os mais comuns, e o que mais as pessoas querem.


É preciso ter planos específicos, vou dar um exemplo relacionado à felicidade, a pessoa acredita que vai se sentir mais feliz se passar no concurso público. Porém, não se dedica, nem estuda.


Com isso, vive infeliz pois não consegue realizar o seu objetivo. Entendeu agora porque a clareza e os planos específicos são tão importantes?


Já no segundo exemplo, quem quer ser saudável e deseja emagrecer, tem que fazer uma reeducação alimentar e praticar exercícios físicos. Sei isso, a pessoa não vai conseguir cumprir a meta.


Para ser rica, tem que gastar menos do que ganha, economizar, investir o dinheiro, estudar, e trabalhar mais. E é aí que muitas pessoas param no meio do caminho, pois sair da zona de conforto, exige sacrifícios, e nem todos estão aptos a mudanças.


E quando o fim do ano chega bate uma aflição, porque olham para traz e percebem que não realizaram nada que prometeram. Nessas horas surgem uma sensação de vazio acompanhada de decepção.


E mais uma vez fazem mil promessas para o próximo ano. Para não cair nessa cilada, que tal aproveitar o restante do ano, e correr atrás das suas metas, pois ainda dar tempo. Ficar se lamentando não vai resolver nada.


A melhor solução é reconhecer os erros, parar de adiar as coisas. Mandar a insegurança e a preguiça para o raio que o parta, deixar de lado os pensamentos negativos. E parar de se importar com o que os outros vão pensar.


Depois disso, é hora de se reinventar e mudar os hábitos. Claro que não será de uma hora para outra, mas aos poucos você vai se conscientizado e aprendendo, afinal, são os erros que nos fazem evoluir.


Uma outra dica é anotar numa agenda os seus planos a curto e a longo prazo, e colocar sempre em um lugar visível no qual todos os dias você olhe e lembre de suas metas. Além disso, é preciso também aprender a administrar o tempo, ser produtiva e ter foco.

Dica bônus


Fuja da procrastinação

Procrastinar é adiar o que precisa ser feito. Ou seja, a pessoa vai deixando para o próximo mês, entra ano, sai ano, e os planos não sai do lugar.


É aquela sensação de andar em círculos. Para evitar esse comportamento, planeje e transforme as tarefas em compromissos. Se é para fazer, faça logo.


Evite distrações

As redes sociais são excelentes, ajudam demais nossa vida, eu particularmente sou apaixonada por elas. Entretanto, quem não sabe usar, perde o foco.


E vamos combinar ficar o dia todo no celular ou vendo TV, não vai contribuir em nada na sua vida. Use o tempo ao seu favor, estudando, se aprimorando e evoluindo.


Jamais ceda aos obstáculos

Imprevistos acontecem, eles podem surgir para nos bloquear e fazer desistir daquilo que queremos. Por isso, não permita que os obstáculos prejudique o seu progresso.

Continue firme, rumo ao seu propósito.

Gostou deste post? Então, compartilha com os amigos!

Posts recentes

Ver tudo