Saiba porque o cansaço pode atrapalhar o seu treino

As pessoas estão ficando cada vez mais cansadas, e não é à toa, e a culpa disso tudo, tem a ver com o estilo de vida.


Cada vez mais assumirmos novas responsabilidades, queremos fazer tudo ao mesmo tempo, só que tem uma hora que o corpo reclama.


Logo, vem o cansaço, que afeta a qualidade de vida, a saúde e o desempenho na academia.

Saiba porque o cansaço pode atrapalhar o seu treino

E o esgotamento têm diversos motivos, mas um dos principais, é o sono.

De nada vai adiantar se alimentar bem, fazer exercícios físicos, se você não dorme o suficiente.


O sono é fundamental para ter uma vida saudável, dormir bem ajuda o metabolismo, dar energia e ainda é excelente para a memória. Fortalece o sistema imunológico e previne doenças.


De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), 40% da população brasileira sofre com distúrbios relacionados ao sono, principalmente a insônia.


Entre os distúrbios mais frequentes estão:

  • Fadiga, a pessoa não relaxa, não dorme bem e acorda cansada.

  • Rouco e problemas respiratórios

  • Além disso, há outros fatores externos que impedem a pessoa de dormir o suficiente, o uso excessivo do celular, no qual muita gente prefere ficar horas nas redes sociais.

Não tenho nada contra as mídias digitais, pelo contrário eu adoro. Porém, hora do sono é sagrada, é o momento para descansar. Determine os horários para ver as redes sociais.


Pessoas que não dorme bem, além de ficam mais cansadas, podem desenvolver algumas complicações, entre elas:


  • Problema de memória e falta de concentração

  • Diminuição da libido

  • Estresse e irritabilidade

  • Obesidade

Dormir pouco também atrapalha o desempenho muscular. Portanto, se você quer ganhar massa magra ou emagrecer tem que dormir mais, pois a saúde muscular é influenciada pelos hormônios.


Uma boa noite de sono segundo os especialistas deve ser em média de 7 a 8 horas por dia.


Ah, mas eu não consigo?

Como assim, consegue sim, vá para cama mais cedo, priorize o seu sono, saia do celular, desligue a TV e vá dormir.


Deixe o quarto escuro e numa temperatura agradável, crie o hábito de dormir se possível sempre no mesmo horário. Já para quem tem insônia nesse caso precisa buscar orientação médica.


Há alternativas naturais que ajudam a dormir como por exemplo, chá de camomila, acupuntura e meditação.


E só para você ter uma ideia o quanto o sono afeta a nossa saúde, quem dorme mal diariamente pode desenvolver problemas crônicos, até doenças cardiovasculares.


Além disso, quando não dormimos o suficiente o nosso corpo libera mais hormônios relacionados ao estresse, como por exemplo, o cortisol.


Entre as alternativas para dormir bem e não ficar cansada no outro dia é

Evitar cochilar durante o dia, para não perder o sono à noite.


Outro motivo que piora o rendimento nos treinos é exagerar nos exercícios.

Além de não dormir direito, muitas pessoas treinam excessivamente.

Querem atingir os resultados da noite para dia, resultado: ficam mais cansadas.


Treinam de segunda a segunda, não tem descanso nem no fim de semana. Logo, ficam com fadiga muscular, um sinal que o corpo já está no nível de estresse muito grande.


E pode levar a overtraining – síndrome no qual a pessoa treina de forma exagerada, sem descanso. E todo esse excesso nos exercícios afeta o metabolismo e pode causar lesões.


Há quem ache que malhando mais, os resultados serão imediatos, mas não é bem assim, até porque para o músculo desenvolver ele vai precisar de descanso.


E eu sou prova viva disso, já falei aqui no blog sobre a minha história, mas volto a dizer, fazer atividade física é importante, faz bem demais para a saúde, deixa o seu corpo mais forte e bonito.


Porém, nada de exageros, descanse para não se machucar. Por conta dos excessos em querer resultados imediatos eu lesionei o meu joelho em 2013. Fiz tratamento, mas confesso a você que até hoje eu sinto dor.


Portanto, descanse. Não há necessidade de malhar de segunda a segunda, a não ser que você seja uma atleta e ganhe a vida com isso.


Caso contrário, respeite os seus limites, que com certeza você irá atingir os seus objetivos. Lembre-se “o repouso é tão importante quanto o treino”.


E o corpo dá sinais de que algo não vai bem

Por isso, é importante está atenta e não ignorar os sinais. Entre os sintomas: falta de equilíbrio e coordenação motora, palpitação, náuseas, dor de cabeça, tontura e visão embaçada.


Muitas vezes deixamos para lá esses avisos do corpo, e achamos que tem a ver com os exercícios. Mas isso já são sinais de alerta de que algo não está bem, portanto, é hora de parar. Insistir só vai piorar a situação, então, respeite os seus limites.


Com foco, planejamento, paciência e, principalmente, disciplina os resultados vão aparecer. Ter um acompanhamento profissional também é importante, para ajustar sempre o que precisa melhorar, mas tudo dentro do seu limite.

Gostou deste post? Então, compartilha!

 © 2020. NUTRIDAS. Todos os direitos reservados.
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram