• Wix Facebook page
  • Wix Twitter page

Projeto verão consciente

31.01.2017

Todo começo do ano a grande maioria das pessoas fazem mil promessas, é a famosa frase, "a partir de janeiro, vou me cuidar mais", ou "esse ano vou entrar numa academia." Estimulados pelo verão, praia e o Carnaval muita gente faz de tudo para ter um corpo sarado em pouquíssimo tempo. Porém esquece do principal, à saúde. 

 

Segundo o nutrólogo, Rafael Coelho, a alimentação e a prática dos exercícios físicos deve se manter em equilíbrio o ano todo. É preciso preservar hábitos saudáveis sempre e não pensar somente na estética.

É fato que grande parte das pessoas vão para as academias treinar apenas com a intenção de mostrar o corpo. Querem emagrecer ou ganhar massa muscular do dia para noite, algumas até recorrem as substâncias perigosas que afetam a saúde. 

 

Cuidar do corpo exige disciplina, é preciso seguir uma reeducação alimentar e, principalmente, ter prazer no que vai comer. 

 

Há quem acredite que consumir apenas batata-doce com frango é a solução. Não desmerecendo a dupla, afinal, juntas elas têm milhares de benefícios, o frango por exemplo, tem proteína que auxilia na construção dos músculos, já a batata é rica em carboidratos complexos. 

 

Porém, para o nosso organismo funcionar de maneira saudável é preciso ter diversos nutrientes à disposição. O ideal é combinar alimentos com fonte de vitaminas como: legumes, frutas e hortaliças.

 

De acordo com o nutrólogo quem deseja adquirir massa magra e ter menos gordura corporal é preciso ter um cardápio variado e equilibrado. As opções são as gorduras boas, proteínas, carboidratos, fibras e tomar bastante água.

 

Selecionamos algumas dicas do especialista para você:

 

  • Não pule refeições, coma de três e três horas;

  • beba no mínimo 2 litros de água por dia;

  • prefira sempre grãos integrais, eles são ricos em fibras;

  • aumente o consumo de proteínas magras; frango, peixe e ovo;

  • diminua os carboidratos refinados, açúcar, gorduras saturadas, sal e embutidos;

  • evite frituras, opte por opções grelhadas, assadas e cozidas;

  • evite petiscos calóricos como por exemplo, azeitona, queijos amarelos e salgadinhos;

  • não beba refrigerantes, nem tampouco sucos de caixinha eles contém muita açúcar;

  • evite tomar bebidas alcoólicas.

                                                                                                                                                           

Por fim, o médico recomenda não consumir anabolizante, pois ele faz mal à saúde e pode até matar, há casos de óbitos e amputações todos os dias. A modulação hormonal só pode ser receitada por médicos e especialistas na área de hipertrofia.

 

Outra questão importante, evite as dietas da moda, elas são restritivas e prejudiciais para a saúde. Em meio a isso, o Nutridas não faz apologia à magreza, o meu intuito é falar de como nutrir o corpo através da alimentação.

 

Portanto, se você quer começar uma reeducação alimentar, procure um médico especialista na área nutritiva ou um nutricionista, eles vão avaliar o seu caso e passar um cardápio de acordo com suas carências e necessidades. 

Até o próximo post.

 

 

 

 

 

Please reload