• Wix Facebook page
  • Wix Twitter page

Quais os alimentos antioxidantes no combate a celulite

06.03.2017

Você já sabe que uma boa alimentação é o primeiro passo para quem quer um corpo bonito e saudável. Entretanto, quando se fala em celulite, os cuidados devem ser redobrados. É fundamental incluir alimentos ricos em potássio, magnésio, fontes de selênio, colágeno, frutas diuréticas e tomar muita água. Portanto, se você quer se livrar desses terríveis furinhos que insiste em não te deixar, prepare-se para um plano de ação que incluí dieta e exercícios físicos. Com um cardápio variado de alimentos no qual são capazes de desintoxicar, desinflamar e melhorar a circulação. 

Mas, antes vamos entender melhor o que é a celulite. Ela é uma inflamação na microcirculação do tecido gorduroso, que se agrava por uma série de fatores; efeitos da gravidade e flacidez. Além de alterações hormonais, gordura localizada, retenção líquida e má circulação. Engana-se quem pensa que só as gordinhas tem a celulite, ela é democrática. Ou seja, afeta todas as mulheres, nem as magras escapam, a inflamação é dividida em graus, vamos conhecer cada um deles agora:

 

Grau I

As ondulações não são visíveis, apenas quando você aperta a pele.

Grau II

As depressões nesse caso já são aparentes, porém discretas. Há um endurecimento no tecido, mas não provoca dor.

Grau III

Nesse caso as ondulações são extremamente visíveis. A pele já apresenta o aspecto “casca de laranja” e a região fica dolorida. A circulação fica um pouco comprometida, o que pode surgir cansaço nas pernas, varizes ou vasinhos.

Grau IV

Essa é uma das fases mais graves, por falta de cuidados, deixando chegar nesse estágio as ondulações e vasos ficam comprometidos. Isto é, a circulação fica muito prejudicada, apresentando nódulos e as pernas ficam doloridas e inchadas.

 

Não tem jeito, tem que tratar até porque a celulite vai além de questões estéticas, mexe com a saúde. Por isso, os cuidados com o que se come são essenciais para a prevenção. O plano incluí mudanças no cardápio, atividade física, tratamentos cosméticos (sim, eles complementam), além de procedimentos estéticos. Já a dieta correta deve ter alimentos nutritivos e anti-inflamatórios. Por isso, invista em:

 

  • Vegetais - alface, couve, acelga, brócolis, rúcula e beterraba

  • Cereais - arroz integral, lentilha, soja e feijão

  • Frutas - banana, morango, melancia, mamão, melão, maçã, laranja, limão, uva, acerola e abacaxi

  • Peixes - sardinha, atum e salmão

  • Leguminosas – castanha- do- pará, nozes, amêndoas e amendoim (sem exageros)

  • Gordura saudáveis – linhaça, chia (farinha ou óleo), azeite extravirgem de oliva e óleo de coco

  • Água, sucos naturais e detox. Além dos chás; gengibre, chá-verde, centella asiática e cavalinha

 

Chá para ajudar a eliminar a celulite

Muita gente pensa que fazer chá é só jogar as folhas na água e pronto. Não é bem assim, para preparar uma boa infusão para a celulite, combine sempre a centella asiática com mais uma erva ( cavalinha ou hibisco). Em um litro de água fervente coloque 1 colher de sopa de cada uma delas. Logo em seguida desligue o fogo abafando com a tampa por 10 minutos. Assim que esfriar, coe e beba.  Guarde o chá na geladeira até por 8h, mais que do que isso, nem pensar, pois a infusão perde suas propriedades terapêuticas.

 Bom, agora que você já leu sobre os alimentos corretos vamos agora falar das comidas para você passar longe:

 

  • Embutidos  e industrializados – salsicha, calabresa, presunto, patês, bacon, toscana, carne seca, molhos prontos, molhos à base de soja, maionese, refrigerante, sucos e chás prontos. Além de bebidas alcoólicas.

  • Carboidratos refinados – pães, arroz, macarrão com farinha branca (prefira os integrais), doces, bolachas e biscoitos.

  • Gorduras e frituras – hambúrguer, cachorro-quente, pizza, batata frita, coxinha e pastel.

  • Cigarro é outro veneno que acaba com a saúde e a pele, portanto, não fume.

 

Agora você deve estar se questionando, nossa não vou puder consumir mais nada disso? Claro que vai, poder comer sim, só não vai exagerar. O Nutridas é contra todo tipo de radicalismo, o meu intuito é trazer informações sobre a importância dos alimentos para garantir a você saúde e qualidade de vida. O foco é falar de comida de verdade, não vejo problema em uma vez por mês, seja numa festa ou em uma ocasião especial pode comer sem culpa, só não vale fazer disso um hábito. Tanto sua saúde quanto sua pele agradece.

 

Até o próximo post.

 

Please reload