• Wix Facebook page
  • Wix Twitter page

Os benefícios do ovo

20.03.2017

Quem já ouviu falar que o ovo faz mal à saúde, e depois escutou que pode comer sem medo? Na área da ciência sempre há algum alimento para condenar, com o ovo não foi diferente. Ele foi crucificado e até eliminado da dieta de muitas pessoas, por causa do colesterol. Porém, foi incluído de novo quando novos estudos apontaram que ovo é um alimento nutritivo e super saudável. De vilão ele se tornou o mocinho da história e se consumido diariamente traz uma série de benefícios para a saúde, confira:

Ótimo para os músculos

Quem malha sabe da importância de comer ovo, não é à toa que alguns suplementos são a base de (albumina). Isso porque a clara é rica em proteína, logo ajuda a conservar a musculatura. O ideal é consumir a clara após o treino, porque nesse período ocorre a formação dos músculos. Por isso que muitas vezes algumas pessoas saem da academia, tomando shakes ou comendo barras de proteínas. Entretanto, a recomendação não é abusar, ingerir até duas claras depois da atividade física é o suficiente, pode ser junto com algum carboidrato; pão integral ou tapioca.

 

Preserva os olhos

O ovo tem duas substâncias importantes para a visão: a zeaxantina e a luteína, que são propriedades antioxidantes. Ou seja, são ótimas para os globos oculares, e novos estudos já apontaram que ingerir duas a quatro gemas diariamente tem vantagens contra a degeneração da mácula – no qual fica a central da retina. Então, nada de descartar a gema, coma o ovo inteiro.

 

Bom para a memória

Quem não quer envelhecer bem? Garanto que todo mundo, mas para isso é necessário cuidar da saúde. E a memória tem papel fundamental para ter qualidade de vida, e o ovo é um grande aliado para a cuca. Isso porque a gema tem uma vitamina chamada - colina que age no cérebro formando um neurotransmissor denominado de acetilcolina. Ela é responsável diretamente por nossa memória. O consumo ideal para as mulheres de acordo com os experts é de 425 miligramas de colina. Uma gema de ovo contém cerca de 238 miligramas, nesse caso pode-se consumir dois ovos diariamente.

 

Importante para a dieta

Uma notícia boa para quem quer eliminar uns quilinhos, é que o ovo traz saciedade. Ou seja, você fica satisfeita e não sente fome rápido. O ideal é consumir o ovo logo no café da manhã. Porém, cuidado na hora de preparar o alimento, não é porque ele é saudável que você vai fazer de todo jeito. Para não ficar calórico, use azeite ou óleo de coco, evite acompanhamentos como queijo amarelo, presunto, mortadela e bacon.

 

Se possível não consuma ovo na rua, em lanchonetes por exemplo, porque eles utilizam muito óleo, deixando o alimento muito gorduroso. Outra opção é comer ovo cozido, tanto pela manhã quanto no almoço, fica ótimo na salada. Além disso, dá para fazer omelete e crepioca, prefira também panelas antiaderentes, que não precisa de óleo. Cuidado com a maionese caseira e a gemada o risco de contaminação pela bactéria salmonela é grande. Outra dica é não se engane pelo tamanho do ovinho de codorna, eles têm muita proteína, mas contém maior quantidade de colesterol do que ovo da galinha. Portanto, sem exageros no petisco.

 

Mas quem tem colesterol alto

Segundo os nutricionistas, nesse caso é melhor maneirar na gema, já que ela contém gordura, e comer mais a clara. Cuidar da alimentação geral e diminuir a gordura saturada, se comparar o ovo com a carne por exemplo, cerca de 60 % de gordura do ovo é insaturada. Portanto, converse com seu médico ou nutricionista para saber a quantidade do alimento correto que você deve consumir. 

 

Até o próximo post.

 

 

Please reload