© 2020. NUTRIDAS. Todos os direitos reservados.
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Wix Facebook page
  • Wix Twitter page

Café da manhã: porque ele é tão importante

02.05.2017

O café da manhã é considerado a refeição mais essencial, isso porque estar bem alimentando é importante para ter energia no dia a dia. Quando estamos dormindo, nossas reservas de nutrientes são absorvidas no intuito de manter o organismo funcionando, por isso, que tomar um bom café da manhã tem importância pois é a oportunidade que o corpo tem para se recompor dos níveis de glicose depois de horas em jejum.

Porém muita gente ignora esse hábito saudável e pula o café da manhã, logo surgem as possíveis complicações entre elas: dificuldade de concentração, cansaço, irritação, sonolência, hipoglicemia, tontura, mau hálito e problemas no estomago. Além disso, ficar horas sem comer atrapalha a perda de peso, pelo fato do metabolismo retirar energia de onde não tem. Com isso, ocorre perda muscular e fome exagerada no almoço.

 

Quais as principais desculpas para não comer pela manhã

 

Há três motivos que faz muita gente pular a principal refeição do dia. O primeiro é achar que vai emagrecer, então a pessoa não come de manhã, passa o dia tomando água e só vai se alimentar no almoço, ou então, faz lanche calórico e belisca até chegar na próxima refeição. Existe um mito em achar que dessa maneira vai atingir o peso ideal, o que irá ocorrer é mais fome quando for almoçar.

 

O segundo motivo é não ter fome quando acorda, eu não sei você, mas eu acordo faminta, comendo até as panelas, porque a noite eu faço pequenas refeições. Pessoas que não tem fome pela manhã, provavelmente dorme tarde e come muito antes de dormir. Nesse caso, não fez uma boa digestão e alguns alimentos também atrapalha como; o excesso de carboidratos refinados, carnes e molhos em geral. 

 

Já tem aquelas que acordam em cima da hora, não tem tempo suficiente para comer direito, o ideal é ter disciplina, levantar mais cedo e tomar café de imediato. Deixe tudo pronto para o outro dia, para não ter que pular refeição. Ah, e nada de comer nas pressas, isso é péssimo para o metabolismo.

 

O que comer, então

Para garantir uma alimentação equilibrada não tem segredo, é só escolher alimentos saudáveis e variados. Um exemplo, são as frutas: mamão, melão, banana, maçã, morango e pera. Os carboidrato; pão, prefira sempre os integrais pois contém fibras que garante saciedade, mandioca, cuscuz, batata-doce e tapioca. Para acompanhar pode ser; frango grelhado, queijo branco (ricota ou minas).

 

Ovo também é excelente para o café da manhã, já para beber prefira suco da fruta natural, vitamina, iogurte, leite desnatado, café ou chá. Evite sempre: frituras, gorduras trans (cream cheese, patês e   margarina), manteiga, requeijão, presunto, salame, salsicha, mortadela, bacon e calabresa. Diminua o consumo de bolos, biscoitos, bolachas e açúcar. 

 

Até o próximo post.

Please reload