• Wix Facebook page
  • Wix Twitter page

O que aprendemos com as derrotas

02.06.2017

Na vida nem sempre acertamos o alvo, há momentos de perdas, ganhos e frustrações. Quem não conhece pessoas que eram bem-sucedidas e faliram ou investiram em algo errado e tiveram que recomeçar. Casos como esses acontece diariamente, alguns expõe seus conflitos, outros preferem se isolar. Mas os que tem coragem de contar suas histórias nem sempre de sucesso, provam para si mesmo o que é preciso e necessário aprender com os fracassos. 

E não me refiro aqui apenas da vida profissional, mas de tudo no qual o ser humano está envolvido; carreira, amor, família, filhos e projetos. Hoje em dia pouca gente assume que perdeu alguma coisa, afinal vivemos numa sociedade que torce o nariz para os perdedores. Até parece que na vida estamos sempre ganhando. É só olhar as redes sociais, lá têm diversas histórias de pessoas vitoriosas e de sucesso; gente viajando para lugares incríveis, malhando nas melhores academias, jantando em badalados restaurantes, nas principais festas, ganhando prêmios por seus trabalhos, sempre sorrindo e sendo felizes.

 

Mas, será que são sempre assim? Claro que não, afinal ninguém expõe derrotas na internet. Tudo na web parece lindo, perfeito e maravilhoso. Segundo os psicólogos a sociedade atual só quer saber de vitórias, as pessoas estão viciadas em consumir felicidade, mas é um grande mito, até porque nem tudo na nossa vida são flores. Não há problema algum em reconhecer as falhas e tentar novamente, é preciso evoluir com as derrotas. O que ocorre é que ninguém gosta de perder, pessoas perdedoras são julgadas e rejeitadas. De acordo com os especialistas a depressão aumentou ainda mais depois das redes sociais, porque para algumas pessoas a vida do outro é mais interessante e prazerosa. Mas esquecem de um detalhe, no qual todos tem dilemas, só não é exposto no Instagram e Facebook.

 

Diante do fracasso, há duas opções: se lamentar ou aprender e dar a volta por cima. A melhor maneira para isso, no qual ajuda a resgatar sua coragem é olhar no espelho e assumir todos os seus erros. É uma forma natural de desenvolver a humildade e resiliência, reconhecer suas falhas e admitir seus pontos negativos. Frustração, tristeza, decepção, culpa, desânimo e baixo autoestima faz parte nessas horas, mas é esse o momento correto de fazer escolhas certas e positivas. Porque são os erros que nos fazem acertar e progredir. Pense nisso!

 

Please reload