• Wix Facebook page
  • Wix Twitter page

Por que os animais de estimação faz bem à saúde

21.07.2017

Ter um bichinho em casa vai além de ser uma boa companhia. De acordo com as pesquisas a convivência com cães, gatos e pássaros auxiliam no tratamento de diversas doenças, um animal de estimação faz muito bem para a qualidade de vida. Não é à toa que alguns médicos recomendam o convívio nos lares, nos hospitais e nas clínicas de habilitações. 

Em São Paulo, no hospital Albert Einstein, pacientes recebem visitas dos pets regulamente. Uma das razões para isso é que segundo os médicos é uma forma de humanizar o tratamento, já foi comprovado em diversos estudos que os bichos podem contribuir para a recuperação de pessoas doentes. Pensando nisso, o Nutridas separou alguns motivos para você adotar um animal ou valorizar o que já tem:

 

Os bichos afasta o estresse

Vivemos o tempo todo correndo, afinal, são tantos compromissos, trabalho, estudo, relacionamento, filhos…enfim. Não há quem não fique estressada, e tudo que queremos é relaxar e os animais sem dúvida ajuda a manter o estresse longe. É muito bom ir para a casa e encontrar eles nos esperando. Segundo um estudo realizado na Universidade Estadual de Nova York, nos Estados Unidos, comprovou que animais de estimação são excelentes para banir os dias tensos. Na pesquisa foram feitos testes avaliando o grau de estresse das pessoas em diversas situações; sozinhas, com parceiros e com seus pets. O resultado foi surpreendente e mostrou que os indivíduos ficam mais sossegados com os bichinhos do lado.

 

Cães ajuda a evita o sedentarismo

Quem tem um cachorro em casa e principalmente em apartamento sabe bem como é a rotina. Levar para passear e brincar faz parte do convívio. E nesse quesito, tanto o animal quanto o dono ganha em termos de saúde, pois ambos estão se exercitando, sair com o cãozinho, no mínimo meia hora por dia, cinco vezes por semana ajuda a manter a forma.

 

Faz bem para o coração

Não falo apenas do amor que nós temos por eles, mas como eles nos ajudam a afastar males relacionados a problemas cardiovasculares. Em estudos realizados nos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) e do Instituto Nacional de Saúde (NIH), nos Estados Unidos, comprovou que criar um animal ajuda a reduzir os níveis sanguíneos. Além de diminuir o colesterol e triglicerídeos.

 

Diminui a tristeza e depressão

Eles são fofos, lindos, excelentes companhias e ainda afasta a solidão. A ciência já comprovou que ter um bichinho em casa reduz a ansiedade e a depressão. Isso porque, quando as pessoas convive com os animais, passa a produzir hormônios relacionados ao humor como (ocitocina, serotonina e prolactina). Fora que ter um bicho em casa promove momentos felizes, já que algumas raças são bastantes interativas e agitadas. Com isso, a solidão não dá nem as caras!

 

Até o próximo post.

 

Please reload