• Wix Facebook page
  • Wix Twitter page

Dieta low carb: como ela funciona

28.08.2017

A cada ano surge uma nova dieta, para muitos modismo, para outros estilo de vida. Com isso, diversas pessoas estão aderindo a dieta low carb para emagrecer e manter o peso. Mas, será que dar certo ou é mais uma tendência sobre alimentação? Primeiro vamos entender o que é a low carb, como funciona e se serve para todo mundo. De acordo com os nutricionistas o foco principal da dieta é reduzir os carboidratos refinados: arroz branco, macarrão, pão, biscoitos e bolos. E começar a ingerir o consumo maior de proteínas: carnes, frango e gorduras (boas) presente no: azeite extravirgem, castanhas, nozes, peixes, chia, linhaça, coco e abacate. 

Sendo assim, por restringir alimentos ricos em carboidratos a pessoa certamente irá emagrecer. Isso porque o metabolismo começa a funcionar de forma mais equilibrada, já que o excesso de refinados provoca aumento do peso e acúmulo de gordura localizada. Além disso, os especialistas citam que carboidratos eleva o índice glicêmico (o alimento transforma-se em açúcar). Dessa forma, ao longo prazo pode ocasionar diversas complicações para a saúde como diabetes e doenças inflamatórias crônicas. O Nutridas separou os principais alimentos da low carb de acordo com os nutricionistas:

 

  • Frango, carnes magras e peixes (sardinha, atum e salmão);

  • leite e derivados;

  • ovos;

  • frutas, verduras e legumes;

  • oleaginosas: castanhas, nozes e amêndoas;

  • azeite, manteiga ghee (sem lactose e menos toxina) e óleo de coco extravirgem;

  • macaxeira, inhame e batata-doce.

 

E quais alimentos evitar

  • Tudo que for industrializado e ricos em gorduras trans (ruim) óleo de soja, margarina, requeijão, batata-frita, salgadinhos, pizza entre outros;

  • açúcar: doces, bolos, tortas, biscoitos, bolachas, sorvetes, refrigerantes e sucos de caixa. Uma outra recomendação é evitar adoçantes artificiais, prefira não usar nada ou use mel, agave, açúcar mascavo ou de coco.

 

Entretanto, alguns especialistas condenam a low carb pois eles acreditam que eliminar totalmente os carboidratos da alimentação gera diversas alterações no metabolismo, já que eles promovem energia e nutrientes essenciais para o organismo. Uma das recomendações é não fazer dieta sem se consultar com o nutricionista, pois retirar o carboidratos pode causar problemas como alteração de humor, ansiedade, compulsão alimentar, queda de cabelo, mau hálito, imunidade baixa, dores de cabeça e efeito sanfona. Além disso, indivíduos no qual têm doenças hepáticas não devem fazer a low carb, pois eles possui dificuldades para digerir alimentos com gordura.

Portanto, a dica é se pretende fazer dieta busque ajuda de um profissional, a low carb promove resultados satisfatórios se for seguida com orientação, dedicação e paciência. Sendo assim, priorize para sua vida comida de verdade, esqueça alimentos industrializados, eles não fazem bem para ninguém. Adote um estilo de vida mais saudável, com alimentação equilibrada e a prática regular de exercícios físicos. Sua saúde agradece!!!

 

 

Please reload