• Wix Facebook page
  • Wix Twitter page

Cuidado com as dietas da moda

25.09.2017

Vou confessar a vocês que não gosto muito do termo “dieta”, me faz lembrar das restrições por determinados alimentos ou aquela no qual a pessoa passa fome, cruzes!

 

Gente, eu adoro comer, mas priorizo uma alimentação saudável, sem excessos e alimentos que fazem bem para o corpo. E digo mais, hoje em dia eu como bastante, meus amigos até brinca que sou magra de ruim, kkkk.

 

Porém, nem sempre foi assim, quem acompanha o Nutridas, já falei aqui centenas de vezes que eu também já tive uma fase doida, ficava horas sem comer, me achava gorda – quando na verdade estava só osso, malhava feito uma maluca, no qual me resultou uma lesão no joelho, enfim, tudo errado.

Por isso, que o blog nasceu para incentivar as pessoas a não cometer os mesmos erros que eu fiz ao longo da vida, até porque uma coisa é fato dietas restritivas só podem ser feitas por recomendação médica, em casos bem específicos.

 

Mas, muita gente por aí vive fazendo mil loucuras em busca da boa forma. Entretanto, todas essas maluquices podem resultar em complicações a saúde. Certa vez fui almoçar com uma amiga, super empolgada porque estava fazendo dieta.

 

Percebi que ela emagreceu muito. Logo, perguntei como era a alimentação e para minha surpresa, essa minha amiga disse: “Estou fazendo a dieta dos pontos”. Ou seja, funciona assim, o indivíduo anota tudo que come durante o dia, e jamais pode ultrapassar um certo número de pontos.

 

Fiquei chocada, com tanta revolução na forma de se alimentar, ainda existem pessoas que fazem esse tipo de restrição.

 

Continuei a puxar assunto, até porque esse tema muito me interessa e ela falou que comprou uns congelados e sucos industrializados light.

 

Perguntei sobre as frutas, verduras e legumes, foi nesse momento que eu percebi que a minha adorável amiga estava fazendo tudo errado.

 

Na geladeira dela, só tinha comida pronta, como a pessoa vai emagrecer desse jeito? Pedi para ela buscar uma nutricionista e adotar novos hábito.

 

Por isso, a minha dica é esqueça as dietas no qual tira seu prazer de comer ou aquelas cheias de restrições, porque dessa forma você não está nutrindo seu organismo de maneira saudável, apenas se preocupar com a quantidade e não com a qualidade é um tiro no pé.

De acordo com os nutricionistas quando se restringe demais as calorias ou nutrientes, o corpo passa trabalhar de forma desacelerada.

 

Outra questão é que as dietas são monótonas, ninguém consegue ficar muito com regras. Logo, vira uma compulsão alimentar, a pessoa sente falta da comida e passa a comer exageradamente. Surge então o efeito sanfona, engorda e emagrece.  A minha dica é:

 

  • Priorize sempre alimentos naturais, pois são mais nutritivos;

  • Mude seus hábitos, esqueça as frituras, prefira os grelhados, assados ou cozidos;

  • Invista em saladas, são ricas em vitaminas e promove a saciedade;

  • Não faça jejum, a não ser por recomendação médica. Essa prática é prejudicial para o organismo;

  • Troque os refinados pelos integrais – no qual são ricos em fibras;

  • Evite o excesso de açúcar, sal, molhos prontos e bebidas alcoólicas.

     

 

Please reload