• Wix Facebook page
  • Wix Twitter page

Os benefícios das gorduras boas

12.12.2017

Sabia que nem toda gordura é ruim? Há diversas opções benéficas para a saúde e a dieta. De acordo com os nutricionistas as gorduras boas são denominadas de insaturadas. Isto é, são macronutrientes de origem vegetal e algumas de origem animal, que trazem vantagens nutricionais ao organismo.

 

O ideal é consumir as gorduras boas diariamente, pois elas reduzem o colesterol ruim (LDL), diminui a pressão arterial, são antioxidantes e trazem saciedade, evitando picos de fome. O Nutridas separou as principais fontes para você incluir no seu cardápio todos os dias, confira:

Peixes

São excelentes opções de gorduras boas, e ricos em ômega 3, consuma sempre: sardinha, atum e salmão, grelhados ou assados. Evite fritar. 

 

Azeite

Cuidado nem todo azeite é igual, existe no supermercado uma infinidade do produto, mas o ideal de acordo com os especialistas são os extra virgens, pois eles contêm mais nutrientes e menos acidez que os normais.

 

Pode ser utilizado para cozinhar, grelhar, assar e colocar em cima das principais refeições do dia a dia. Porém, sem exageros, uma colher de chá por dia já é o suficiente.

 

Abacate

Na minha opinião uma das frutas mais deliciosas depois da banana é o abacate, pode ser usado na vitamina e na salada. E é uma excelente fonte de gordura boa, mas consuma com moderação porque ele também é calórico. 

 

Linhaça e chia

Ótimas fontes de gorduras boas, ricas em ômega 3, fibras, minerais e proteínas. Além de ser antioxidantes. Inclua a linhaça e a chia todos os dias no café da manhã ou no lanche.

 

Não precisa acrescentar as duas na mesmo prato, escolha uma de cada. Versátil dá para incluir elas na vitamina, suco, salada, tapioca, iogurte, leite e no preparo de pão, bolos e tortas.

 

Oleaginosas

Têm diversas opções para todos os gostos: castanha-do-pará, castanha-do-caju, amendoim, avelã, nozes, pistaches e amêndoas. São antioxidantes, ricas em minerais, vitaminas e fibras.

 Até o próximo post.

Please reload