• Wix Facebook page
  • Wix Twitter page

4 erros posturais que causam dor nas costas

28.12.2017

A vida moderna é muita corrida, e a grande maioria das pessoas nem percebem a postura no dia a dia. Elas andam, sentam, deitam e levantam de todo jeito.

 

Com isso, a coluna começa a sentir os efeitos indesejáveis, e logo aparece uma dorzinha aguda, que senão for tratada imediatamente pode desenvolver uma lesão. 

Mas o que fazer para evitar a dor na coluna? A palavra-chave é prevenção, manter a postura, fazer exercícios de fortalecimento e alongamento. O pilates é uma das atividades físicas mais recomendadas para isso.

 

A seguir confira alguns erros que prejudicam a coluna, e dicas para você não sofrer desse mal:

 

Sentar corretamente

Quando for sentar, mantenha a coluna alinhada, encostada na cadeira e sente devagar. Nada de curvar as costas, mantenha sempre os pés no chão, percebeu que está sem postura, corrija imediatamente.

 

Deitar e levantar

Segundo os fisioterapeutas a maioria das pessoas não sabem deitar e levantar direito. Para dormir o ideal é ficar de lado na beira da cama e colocar as pernas suavemente.

 

Já para levantar, a maneira correta também é deitar de lado, botar as pernas para fora e subir o tronco devagar, isso ajuda a manter sua coluna preservada. Um erro gravíssimo é se jogar na cama ou levantar de vez, esses movimentos causam muito esforço para a musculatura.

 

Com a correria do dia a dia e o cansaço a única coisa que queremos é relaxar e dormir. Mas, é preciso saber a forma correta para não sofrer com dores posturais.

 

Dormir de forma certa

Sono é muito individual, cada um tem uma forma de dormir, mas existem posições que não são ideais. Quem tem dor nas costas jamais pode deitar de barriga para baixo, esse hábito sobrecarrega a lombar.

 

Para quem dorme com a barriga para cima, colocar um travesseiro abaixo do joelho é o correto. Já para aqueles que dormem de lado os fisioterapeutas recomendam um travesseiro ou apoio entre as pernas e sob a cabeça. Dessa forma, preserva o alinhamento postural e não sobrecarrega a coluna.

 

A forma de andar

Imagine um elástico puxando sua cabeça o tempo todo, se você relaxar ele se parte. É assim que você tem que andar, olhando para o horizonte, sem curvar a coluna, peito para frente e abdômen contraindo. 

 

 

 

 

 

 

Please reload