© 2020. NUTRIDAS. Todos os direitos reservados.
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Wix Facebook page
  • Wix Twitter page

A dieta anticâncer

12.03.2018

Novos estudos revelam quais os alimentos que são capazes de prevenir e tratar tumores. E a ciência junto com a nutrição estão de olho nessas descobertas, afinal, até que ponto o que consumimos pode reduzir ou aumentar as chances de ter um câncer?

 Foto: Pixabay

Pesquisadores do mundo inteiro vivem atrás de respostas, mas já sabem que uma boa alimentação tem um peso enorme na qualidade de vida. Pessoas que se alimentam mal têm maiores chances de desenvolver diversas doenças, é comprovado cientificamente. 

 

De acordo com os especialistas alguns alimentos influenciam nas nossas células, tanto para o bem quanto para o mal. Saber escolher o que vai ao prato vai além das questões estéticas, a saúde precisa ser sempre prioridade. Mas, a realidade atual ainda estar longe das recomendações médicas.

 

Segundo a Pesquisa de Orçamentos Familiares do IBGE, o consumo de frutas e hortaliças ainda é considerado baixo em relação a meta de cinco porções estabelecida pelo Fundo Internacional de Pesquisa em Câncer.

 

Com isso, a saúde fica cada vez mais comprometida. Existe na teoria uma preocupação de algumas pessoas em se alimentar melhor, mas na prática é bem diferente. Seja por questões de hábitos ou sociais, muita gente ainda estão longe do ideal.

 

Por mais que hoje se fale tanto de assuntos sobre saúde e nutrição, só para você ter uma ideia no site de busca o Google por exemplo, a palavra dieta é umas das mais procuradas. Ou seja, há pessoas indo atrás de informações, porém, muita gente ainda não deu o primeiro passo rumo a mudança.

 

Com o mundo moderno no qual tudo parece está ao dispor em apenas um clique, a grande maioria das pessoas não preparam mais seu próprio alimento.

 

Situações como ir à feira, comprar, lavar, cortar e preparar parece não ser a realidade atual, muitos preferem a praticidade de uma pizza, hambúrguer e de sanduíches cheios de embutidos. Logo, esse tipo de “alimentação” acaba fazendo parte da rotina diária de milhões de brasileiros.

 

Prestar atenção nas escolhas alimentares é fundamental para ter saúde, afinal, ninguém quer viver a vida doente. Então, é preciso cuidar da alimentação.

 

A seguir confira os principais alimentos considerados benéficos para evitar um câncer:

 

Peixe

Rico em ômega 3, um tipo de gordura poli-insaturada fundamental para o organismo. De acordo com os nutricionistas como o corpo não consegue produzir ele é necessário priorizar alimentos nos quais contém o ômega 3 ou utilizar suplementos específicos.

 

Os peixes por exemplo, são as principais fontes, eles contêm ácidos graxos que tem ação anti-inflamatória. Então, inclua no seu cardápio: sardinha, atum, cavalinha e salmão. A recomendação é três refeições por semana.

 

Alho

Ele faz parte da lista dos alimentos anticâncer. O alho tem um poderoso antioxidante, a alicina - substância na qual fortalece o sistema imunológico. Segundo os especialistas a melhor forma para comer o alho é in natura, experimente junto com a salada e consuma todos os dias.

 

Grãos

Na lista estão: lentilha, ervilha (sem ser a de lata), feijão e grão de bico. As leguminosas são excelentes para a saúde e incluir elas nas refeições é importantíssimo.

 

Pesquisas já concluíram que a ingestão de fibras previnem alguns tipos de câncer, principalmente o de cólon, mama e pâncreas. O feijão preto é um dos mais recomendando pelo especialistas pois oferecem mais antioxidantes que o mulatinho. 

 

Probióticos  

 Já ouviu falar de bactérias do bem? Pois elas existem e estão presentes nos leites fermentados e alguns tipos de iogurtes, são chamados de probióticos.

 

A boa notícia é que elas ajudam a prevenir o câncer, porque preservam a mucosa do intestino, logo minimiza as possíveis inflamações consideradas malignas.

 

Então, consuma diariamente no café da manhã ou no lanche da tarde. Frutas, verduras, legumes e oleaginosas são também grandes aliadas para a saúde. Evite tudo que for industrializado, embutidos, processados, fritura e açúcar. Procure sempre ter uma alimentação nutritiva, sua saúde agradece.

 

 

 

 

Please reload