• Wix Facebook page
  • Wix Twitter page

7 motivos para você incluir tomate na sua alimentação

23.04.2018

 Muito usado na salada, na pizza e em diversos pratos quentes, o tomate faz parte da mesa dos brasileiros. Por ser um fruto versátil e saboroso, possui propriedades benéficas para a saúde e é um grande aliado para a perda de peso, pois contém pouquíssimas calorias. Além disso, têm vitaminas, minerais, fibras, cálcio e proteína.

 Foto: Pixabay

   Confira agora os 7 benefícios do tomate para você consumir diariamente:

 

  1. Contém propriedades diuréticas, o tomate tem água na sua composição. Logo, diminui a retenção de líquidos;

  2. Tem vitamina C, no qual auxilia no sistema imune e possui ação antioxidante;

  3. Ajuda a prevenir diversos tipos de câncer, entre eles, o de pele, pois contém licopeno, um antioxidante poderoso que protege as células contra os radicais livres;

  4. Ótimo para os olhos, porque tem vitamina A, essencial para a visão;

  5.  Controla os níveis de sangue no organismo, tornando-se excelente para a prevenção da diabetes;

  6. Contém substancias anti-inflamatórias, que auxiliam no combate as inflamações. Além de ser um grande aliado na saúde dos ossos;

  7. Mantém a pele mais firme, por ter conter ação antioxidante e licopeno ajudando a proteger do envelhecimento precoce. Seu consumo diário ajuda a prevenir rugas e linhas de expressão.

 

O tomate pode ser consumido tanto in natura quanto no preparo de sopas e molhos. Vale usar a criatividade. Uma outra opção, são os sucos de tomate, fica maravilhoso, vale a pena provar. Na dieta mediterrânea o tomate junto com o azeite fazem o maior sucesso, porque une as propriedades antioxidantes de cada um.

 

E as vantagens nutricionais não para por aí, elas são ainda maiores quando o tomate é aquecido no preparo de refogados, isso porque aumenta a absorção do licopeno. Então, pode comer aquela massa sem culpa. Entretanto, cuidado com os molhos industrializados, eles contém conservantes que faz mal à saúde. Prefira os molhos caseiros que são mais saudáveis e nutritivos.

 

Vou deixar aqui uma dica incrível e saborosa de molho para você fazer

 

Ingredientes:

2 tomates sem pele

1 cebola roxa

1 dente de alho

1 pitada de sal rosa do himalaia

1 colher de azeite

Coentro ou cebolinha a gosto

 

Modo de preparo:

Leve ao fogo e deixe cozinhar por 15 minutos. Depois passe no liquidificador, coloque em um pote de vidro, deixe esfriar e bote no congelador. Retire somente quando for utilizar, dá para ficar no refrigerador por no máximo 5 dias. Já congelado pode ficar até 15 dias. Ah, não esqueça de colocar a data de fabricação no potinho.

Artigo relacionado:

 

A dieta anticâncer

 

 

Please reload