• Wix Facebook page
  • Wix Twitter page

Uso excessivo do celular pode causar dor na cervical

09.08.2018

Nunca um celular foi tão usado como hoje, o aparelho permite fazer tudo praticamente: jogar, pagar contas, ver vídeo, tirar fotos, ter acesso à internet e as redes sociais, fazer ligação, entre outras funções. Sem dúvida já faz parte da rotina de milhões de pessoas no mundo todo. Porém, há casos em que ele pode trazer uma série de complicações se for usado exageradamente.

 

Desde distúrbios psicológicos, problemas na visão, lesões nos dedos, nos punhos e a inflamação na cervical. Não é exagero, é fato. Cada vez mais as pessoas estão se lesionando por causa do uso excessivo do aparelho, principalmente, os mais jovens. 

Há pessoas que ficam mais de 10 horas por dia mexendo no celular, algumas trabalham com isso, outras ficam apenas pelo prazer. Em ambos os casos é preciso moderação, para não resultar em algum problema de saúde. Ficar com a cabeça baixa por muito tempo, acaba forçando pescoço.

 

Com isso, pode surgir dor na cervical e se não tratada corretamente evolui para uma cervicalgia no qual está relacionada à uma intensa dor na nuca. E existem dois tipos de cervicalgia: aguda, que dura alguns dias, e a crônica que pode durar meses ou anos. Afeta grande parte das mulheres.

 

A coluna cervical é formada por sete vértebras, elas são interligadas através de músculos e ligamentos. Além disso, ela é responsável pelos movimentos da cabeça e a sustentação do pescoço, qualquer esforço, trauma ou má postura na região pode gerar complicações. Os sintomas são: dor de cabeça, sensação de formigamento no pescoço e rigidez na nuca.

 

A melhor alternativa é sempre a prevenção

 

Portanto, não fique com a cabeça baixa por muito tempo, quando estiver mexendo no celular, o ideal é usar o aparelho na altura dos olhos. Estabeleça limites, evite ficar horas olhando para a tela. Já foi comprovado cientificamente que o uso excessivo do celular faz mal à saúde física e mental.

 

Alongue sempre, vire a cabeça de um lado, para outro, conte até 10, depois faça o mesmo movimento tanto para baixo quanto para cima. Caso você esteja sentindo alguma dor no pescoço que não passa, analise se tem a ver com o aparelho e corrija a postura.

 

Entretanto, se a dor persistir, busque um ortopedista para ele avaliar a situação. O médico irá solicitar exames, caso for diagnosticada com cervicalgia é preciso em alguns casos fazer fisioterapia ou acupuntura. Além de medicamento anti-inflamatório.

 

Outro tratamento importante, é o pilates ele irá servir como complemento. O método vai ajudar a aliviar as dores através do fortalecimento, alongamento e postura. 

Artigos relacionados: 

 

4 erros posturais que causam dor nas costas

 

7 exercícios de pilates para dor na cervical

 

 

Please reload