© 2017- 2019  NUTRIDAS. Todos os direitos reservados.
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Wix Facebook page
  • Wix Twitter page

Os benefícios dos alimentos vivos

06.11.2018

Você provavelmente já ouviu falar das vantagens dos probióticos (bebidas que contém bactérias do bem) que são excelentes para a saúde. Mas além dos leites fermentados existem outros alimentos ricos em micro-organismos que tem conquistado cada vez mais adeptos: o kefir, a kombucha e o levain.

Confira agora porque esses alimentos são tão saudáveis, e quais as razões para você consumir eles diariamente. 

Getty Images

Kefir

É uma bebida fermentada, rica em micro-organismos importantes para a flora intestinal, são formados por grãos de polissacarídeos – um tipo de carboidrato. Tem um gosto azedinho e pode ser reproduzido tanto no leite quanto na água com o açúcar mascavo.

O kefir é composto por bactérias e leveduras e com a fermentação liberam poderosos nutrientes e vitaminas, além de aminoácidos.

 

Alguns especialistas recomendam o probiótico para a melhorar a imunidade, os problemas digestivos, intestinais, diabetes e para quem quer perder peso. E dá para preparar e adicionar em diversas receitas; queijos, iogurtes, sucos e vitaminas.

 

Para ter acesso ao probiótico ele pode ser doado por grupos de pessoas pela internet ou você mesma pode preparar. Porém, exige alguns cuidados, é preciso manter as mãos sempre limpas e os potes bem higienizados, de preferência escolha vasilhames de vidros para não azedar a bebida.

 

Kombucha

É um chá fermentado com um disco gelatinoso, há bactérias, fungos e leveduras e essas três combinações de seres vivos ajudam na flora intestinal. O kombucha assim como o kefir não são bebidas da moda, acredito que ambos vieram para ficar por conta de suas propriedades benéficas. Ele contém vitaminas, minerais e é rico em antioxidantes.

 

Além de melhorar a saúde do intestino, elimina toxinas e controla o colesterol. Em lojas de produtos naturais você pode encontrar a bebida, já para ter em casa é preciso ganhar um scoby (disco de bactérias e leveduras inseridos no chá) de alguém que faz o uso da kombucha, pode ser por doações na internet. Grávidas não podem tomar a bebida por conta do teor alcoólico da receita.

 

Levain

É um pão de origem francesa, mas faz o maior sucesso no Brasil por ter diversos benefícios. É uma mistura de nutrientes, como por exemplo: suco de abacaxi e caldo de cana, com farinha de trigo. Já o fermento artesanal adicionado contém leveduras e bactérias.

 

O resultado desse mistura é um pão integral leve, rico em magnésio, ferro e zinco, excelente para a digestão. Muita gente ainda torce o nariz para esses tipos de alimentos, mas não deveria, pois eles são excelentes para a saúde, principalmente, para quem tem o intestino preso e sofre com problemas digestivos.

Muitas das doenças intestinais tem a ver com a falta de probióticos. Por isso, converse com seu nutricionista ou nutrólogo sobre esses alimentos e experimente, tenho certeza que você vai gostar.  

Artigo relacionado:

 

Os impostores da dieta

Please reload