© 2017- 2019  NUTRIDAS. Todos os direitos reservados.
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Wix Facebook page
  • Wix Twitter page

Quais os alimentos que ajudam a deixar as unhas saudáveis

28.11.2018

Para ter unhas fortes e bonitas não basta apenas ir a manicure, é preciso cuidar também da alimentação. Tarefas do dia a dia como lavar pratos e o uso constante de esmalte, além de uma dieta pobre em nutrientes e o estresse contribuem para os principais problemas nas unhas. Então, se suas unhas quebram com facilidade e estão fracas, esse post é para você.

 

Primeiro é preciso entender que para ter unhas saudáveis é fundamental mudar alguns hábitos. Às vezes a maioria das mulheres só se preocupam com a estética e esquecem da saúde. Querem unhas grandes e em vez de se alimentar bem, tratar e esperar elas crescerem naturalmente, vão ao salão colocar unhas postiças. 

 Nada contra esse tipo de procedimento, esteticamente é até bonito, mas não ajuda a unha a ficar forte, pelo contrário vai deixar elas ainda mais fracas. Entenda, elas vão crescer naturalmente mesmo com o uso do gel, porém vão ficar mais sensíveis e quebradiças e você vai notar isso logo após retirar as unhas postiças.

 

O ideal é fazer esse tipo de procedimento eventualmente para ir à uma festa por exemplo e não usar todos os dias. Se sua unha não cresce e é fraca cuide da sua alimentação que vai resolver o problema. A manicure vai apenas cuidar da beleza das suas unhas, quem vai ajudar a tratar é o dermatologista e o nutricionista.

 

Os problemas nas unhas estão associados à falta de vitaminas e minerais. Confira alguns alimentos que vão te ajudar a ter unhas bonitas e fortes: 

 

Abacate

Ele é considerado um dos alimentos mais saudáveis, e não é à toa, rico em vitamina A, B, E e K. Além de ácido fólico, contêm gorduras boas, é antioxidante, essencial para manter as unhas fortes e brilhantes. Inclua no café da manhã ou lanche da tarde regulamente.

 

Ovo

Mais um alimento que não pode, nem deve faltar no seu cardápio, ele é excelente para tudo, contém vitamina B, D e biotina fundamental para a saúde das unhas. Consuma no café da manhã ou no almoço, dá para preparar em diversas formas; cozido, assado, mexido, omelete e fazer crepioca.

 

Oleaginosas

Se você não tem o hábito de consumir castanhas, nozes, pistaches e amendoim, sua saúde está perdendo grandes aliados. Elas são ricas em antioxidante, vitaminas, minerais, fibras, proteínas e gorduras boas ótimas para o organismo.

 

Folhas escuras

Os vegetais verdes são ricos em vitaminas A, C E, K e complexo B, além dos minerais; zinco, magnésio, cobre e cálcio, todos eles são fundamentais para a saúde, e para as unhas. Consuma diariamente couve, brócolis, alface, mostarda, rúcula, espinafre, chicória e acelga. 

 

Além de todos esses alimentos que eu citei, consuma também: frango, carnes magras, peixes, tomate, cenoura, feijão, grão de bico, chia, linhaça, aveia, quinoa e água de coco. Você vai perceber o quanto suas unhas vão ficar mais fortes e bonitas.

 

Mitos e verdades sobre as unhas

 

Pontinhos brancos nas unhas é falta de nutrientes?

Depende, é preciso investigar, mas geralmente é falta de vitamina A, zinco e selênio. Se sua unha está com manchinhas brancas vá ao nutricionista ou dermatologista.

 

Usar base antes do esmalte protege as unhas?

Verdade, hoje em dia têm bases fortalecedoras e com ação antifúngicos. Então, antes de pintar, passe a base.

 

Acetona pode prejudicar as unhas?

Verdade, a acetona é um solvente que acaba com as unhas, atualmente, existe no mercado de cosméticos removedores sem acetona na composição. Vale a pena comprar.

 

Esmalte escuro protege a unha?

Mito, eles são mais resistentes, mas isso não quer dizer que eles vão proteger suas unhas.

 

Retirar a cutícula faz mal?

Verdade, quando se tira a cutícula vai embora a proteção das unhas e logo elas ficam susceptíveis a bactérias e fungos. Além disso, pintar as unhas toda semana, também é ruim, é preciso deixar as unhas respirar, pois o esmalte é química. Prefira pintar as unhas apenas nos finais de semana ou para ir a algum evento.

 

Suplementos ajudam a fortalecer as unhas?

Verdade, mas antes de ir sair por aí comprando vá ao médico ou nutricionista, eles irão avaliar o seu caso e passar algum tipo de suplemento de acordo com as suas necessidades. Uma dica que eu amo é quero compartilhar com você é usar o Bepantol toda noite, ele é ótimo para tudo; para os lábios, os cotovelos, os pés e, inclusive, serve também para hidratar as unhas.

Artigo relacionado:

 

8 alimentos para ter cabelos bonitos e saudáveis

Please reload