© 2017- 2019  NUTRIDAS. Todos os direitos reservados.
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Wix Facebook page
  • Wix Twitter page

Por que o açaí é um dos alimentos mais saudáveis

11.02.2019

Ele ganhou fama entre os esportistas por ser energético, se popularizou e hoje é um dos alimentos mais consumidos pelos brasileiros. Típico da Região Norte, o açaí tem conquistado fãs no Brasil todo, e não é à toa, a fruta além de ser deliciosa traz uma série de benefícios para a saúde.

 

O consumo do açaí é muito indicado para quem pratica algum tipo de esporte. Mas, todas as pessoas podem consumir com moderação, exceto os diabéticos e quem está acima do peso, pois a fruta é rica em carboidrato.

 

Entre os benefícios do açaí: ele é antioxidante - combate o envelhecimento precoce, é bom para as artérias e previne doenças. Confira mais alguns motivos para você consumir a fruta.

Foto: Pixabay 

- Excelente para o intestino, se você tem problema de prisão de ventre, saiba que o açaí é um grande aliado, por ser rico em fibras ele ajuda a melhorar o trânsito intestinal.

 

- Reduz o colesterol, principalmente o LDL, considerado ruim. Vários estudos já comprovaram que o açaí também protege contra problemas cardiovasculares, como derrame e infarto.

 

- Fortalece o sistema imunológico, preveni infecções e doenças degenerativas.

 

- Combate a osteoporose, o açaí é rico em vitaminas e minerais, entre eles o cálcio que ajuda na saúde do esqueleto, evitando que eles fiquem fracos. Outro ponto positivo em relação ao açaí é o potássio que ajuda a deixar os ossos mais fortes.

 

O açaí engorda?

Sim, o consumo deve ser moderado, principalmente, para quem não pratica exercícios. Mas tudo depende também dos acompanhamentos que vai na tigela, por exemplo, leite condensado, leite integral em pó e xarope de guaraná todos esses contém muito açúcar.

 

Para deixar o açaí mais saudável, adicione mel, granola e frutas como banana. Se você tem uma dieta balanceada, pratica atividade física diariamente pode comer açaí todos os dias (se quiser). O ideal é consumir entre 100 e 200 gramas, três vezes por semana.

 

Para quem treina e quer uma dose extra de energia o açaí é indicado uma hora antes do exercício. Outra opção é tomar após o treino para repor a glicose.

 

E como escolher?

Prefira sempre a versão in natura vendida em lojas de produtos naturais, jamais compre industrializados, porque contém muito corante, conservante e pouquíssimo açaí.

 

Leia sempre o rótulo antes de levar o produto para casa. Se for consumir na rua, evite os acompanhamentos calóricos que eu citei. 

 

 

Gostou deste post? Então, compartilha, deixe seu comentário.

Artigo relacionado:

 

6 alimentos que ajuda a controlar a fome

 

 

 

Please reload