© 2017- 2019  NUTRIDAS. Todos os direitos reservados.
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Wix Facebook page
  • Wix Twitter page

Dicas nutritivas para o Carnaval

26.02.2019

O Carnaval está chegando, é hora de vestir a fantasia, dançar e se divertir. E para curtir todo esse agito, é preciso redobrar os cuidados com à saúde, até porque a folia passa, a dica é seguir uma alimentação equilibrada antes, durante e depois das festas carnavalescas.

 

Só que tem muita gente por aí se alimentando e dormindo mal, além de abusar das bebidas alcoólicas, ainda sai de casa em jejum. O ideal é tomar um bom café da manhã com alguma fonte de proteína: ovo, frango ou carnes magras.

 

Para acompanhar pode ser um carboidrato; inhame, macaxeira, tapioca ou pão integral. Já as frutas, prefira as que são ricas em potássio como banana e abacate, elas ajudam a dar energia, saciam a fome e preveni cãibras. Cereais integrais também são bem-vindos, além da aveia, chia e linhaça. 

Mas quando bate a fome durante a folia? Para não exagerar e passar mal, a dica é ficar atenta ao tipo de comida que vai consumir. Alimentos como: marisco, frutos do mar, pastelões, tortas salgadas, maioneses, molhos e cremes devem ser evitados.

 

Isso porque eles exigem alto controle de qualidade e armazenamento. Com a demanda, muitos vendedores para não perder tempo entre um cliente e outro, deixam de lado algumas regras básicas de conservação e higiene, portanto, evite.

 

 Já as comidas expostas nas barraquinhas, também há riscos de contaminação, mesmo sendo aquecidas. Por exemplo, muita gente adora comer macaxeira com carne seca para repor a energia, é um prato gostoso e muito consumido aqui na região Nordeste.

 

Mas, a dúvida é como esses alimentos foram armazenados antes do preparo e quais as condições de higiene da chapa. É preciso se questionar.

 

Outro fato interessante é sobre a macaxeira devido ao alto teor de carboidrato ela pode fermentar rápido, quando não armazenada corretamente, a carne também estraga fácil e mesmo aquecidos muitas bactérias não morrem. 

 

Logo, na agitação para curtir o Carnaval muitas pessoas não estão nem aí, e no outro dia pode desenvolver uma intoxicação alimentar. 

 

Mas o que comer, então? Evite comer em barraquinhas, mas se não tiver outra opção, prefira tapioca, açaí ou frutas, não consuma frituras, nem alimentos gordurosos.

 

Outra dica importante, quando chega essa época do ano muita gente fica tão empolgada que esquece do sono, o ideal é dormir no mínimo 8 horas por dia, ter uma alimentação balanceada e, o principal, tomar bastante água.

 

É preciso se manter hidratada, pois se perde muito líquido durante o calor. Sem contar que estamos no verão, mais um motivo para o manter o corpo hidratado.

 

E quando falo em hidratação é água mineral ou de coco e sucos naturais, nada de refrigerantes, nem tampouco bebidas alcoólicas. Ah, mas nem uma cervejinha com os amigos? Com moderação pode, só não vale exagerar, né! Bom Carnaval para você, se cuide.

 

Gostou deste post? Então, compartilha, deixe seu comentário.

Artigos relacionados:

 

Por que o açaí é um dos alimento mais saudáveis

 

5 dicas para desintoxicar

 

Please reload