• Wix Facebook page
  • Wix Twitter page

Quer ter uma boa postura, faça pilates

12.03.2019

Grande parte das mulheres vive se queixando de dor muscular e uma das maiores causas tem a ver com a má postura. A forma como andamos, sentamos e até como dormimos influencia diretamente na nossa saúde.

 

Tem gente que senta de todo jeito, se joga no sofá, anda toda encurvada ou dorme de bruços. Com isso, afeta a postura e a longo prazo surge uma série de complicações: desvios posturais, desgastes, fadiga, dores crônicas, lesões na cervical, coluna e nos joelhos. 

Manter uma boa postura vai além da estética, ela traz inúmeros benefícios para a saúde das articulações. Sabe aquela velha história “cabeça erguida, peito para frente e barriga para dentro”, faz um enorme sentido na hora de andar. 

 

Quando for sentar é preciso encostar toda a coluna na cadeira. Já para dormir, umas das melhores posições é de lado com um travesseiro entre as pernas. Dormir de barriga para baixo nem pensar força demais a coluna. 

 

Há modalidades que ajudam a corrigir e tratar a postura errada, entre elas, o pilates.

 

O método é um dos exercícios mais completos que existe, trabalha todo o corpo de forma global. Nas aulas de pilates, os exercícios são focados: na postura, respiração, na contração do abdômen, fortalecimento e alongamento. 

 

Aos poucos o aluno vai modificando seus hábitos, realinhado a coluna tanto ao caminhar quanto ao sentar. É só imaginar um fio esticado puxando sua cabeça, se esse fio relaxa, desalinha tudo.

 

Sempre lembrando que o método é maravilhoso e ajuda muito, porém, a pessoa tem que corrigir também os maus hábitos do dia a dia para garantir uma excelente postura. 

 

Os 7 vilões da boa postura

 

1- Ficar muito tempo sentada de qualquer jeito, usando o celular, computador ou assistindo TV. Quem trabalha com isso diariamente, é preciso dar umas pausas para alongar, movimentar os joelhos, mãos, coluna, pescoço, ombros e pés. Outro detalhe, a cadeira precisa ser sempre confortável.

 

2- Quando for ao supermercado, evite usar sacolas pesadas apenas de um lado, distribua o peso. A mesma regra vale para mochilas e bolsas nas costas. Leve somente o necessário.

 

3- Ao sentar mantenha o tronco ereto rente à cadeira.

 

4- Evite o uso excessivo de salto alto, use apenas em ocasiões especiais, no dia a dia prefira tênis e sapatos confortáveis. Sapatilhas e sandálias rasteiras também são péssimas para a postura. As mais indicadas pelos ortopedistas são os modelos tipo, Anabela.

 

5- Sedentarismo, a falta de atividade física traz uma série de complicações para a saúde e para a postura. Por isso, os exercícios são grandes aliados pois ajudam a fortalecer e alongar a musculatura.

 

6- Idade, com o passar dos anos é natural surgir desgastes por causa do tempo e logo pode comprometer a postura. Portanto, mais um motivo para fazer atividade física.

 

7- Gravidez, o peso do bebê pode afetar a coluna e a postura ficar desalinhada. Há diversos tipos de exercícios no pilates para gestantes que ajudam na correção postural.

 

Ei, gostou deste post, compartilhe, deixe seu comentário.

Artigos relacionados:

 

Pilates e a postura

 

A importância da postura corporal

Please reload