© 2017- 2019  NUTRIDAS. Todos os direitos reservados.
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Wix Facebook page
  • Wix Twitter page

Os benefícios do peixe

08.04.2019

A Semana Santa está chegando e um dos alimentos que não pode faltar na mesa dos brasileiros, é o peixe. Ele é delicioso, nutritivo, saudável e deve ser incluído na alimentação regulamente, no mínimo duas vezes por semana.

O peixe é rico em ômega 3 (gordura poli-insaturada) que faz bem à saúde, ao coração e tem ação anti-inflamatória. Além disso, contêm vitaminas (A e D), minerais (potássio, magnésio, fósforo, ferro, cálcio, iodo, flúor, selênio e sódio) e proteína. Não é à toa que é considerado um super alimento. 

Porém, com todas essas vantagens nutricionais o seu consumo ainda é baixo, isso porque muitas pessoas acham o preço caro ou algo trabalhoso para preparar. Não ter o hábito de comer peixes traz uma série de complicações para a saúde ao longo prazo. 

 

Além disso, toda alimentação precisa ser sempre variada e equilibrada. Para te ajudar a entender melhor sobre as vantagens dos peixes, selecionei os principais para você se deliciar na Semana Santa e por todo o ano:

 

Cioba

Possui uma carne bem clarinha, excelente para o preparo de assados, têm vitaminas do complexo B no qual é bom para o cérebro.

 

Pescada

A carne também é branquinha com poucas espinhas, ótima para grelhar e acompanhar as saladas. Contém magnésio um mineral que mantém os ossos saudáveis.

 

Anchova

De sabor marcante é excelente para assar ou grelhar. Além disso, a anchova é rica em ferro que é um mineral muito importante para quem tem anemia.

 

Atum

A cor é escura, está muito presente na culinária japonesa. Pode ser grelhado, cru e ainda tem a versão em lata que pode ser utilizada no pão, no patê e nas saladas. Contém ômega 3, uma gordura boa, excelente para o coração.

 

Bacalhau

Um dos peixe mais versáteis que existe, serve para o preparo de saladas, assados, grelhados, ensopados, tortas e bolinhos recheados. Possui cálcio e magnésio no qual são ótimos para os ossos e artérias. Mas cuidado, eles tem muito sódio, o ideal é retirar todo o sal do peixe.

 

Merluza

Um ótimo peixe para servir grelhado ou cozido, rico em ômega 3, é uma das vantagens do merluza além de ser delicioso é que ele não tem espinhas.

 

Sardinha

Outro peixe bastante versátil, fica bom frito, grelhado, assado e cozido. Além da versão em lata, serve para acompanhar a salada, no preparo de tortas e patês.  E é rico em zinco, cálcio e ômega 3.

 

Salmão

Se destaca na culinária japonesa para o preparo de sushi, sashimi, e temaki, pode ser consumido tanto cru quanto grelhado. Rico em antioxidante.

 

Robalo

Um dos peixes mais nobres, também está presente na culinária japonesa para o preparo de ceviche. Além do consumo cru, ele é excelente grelhado ou assado.

 

Polaca do Alasca

Ideal para cozinhar ou assar, a carne é branquinha e tem sabor suave. Rico em vitaminas A e D.

 

Tilápia

Excelente para assar ou cozinhar, a carne do tilápia é bem magrinha, têm poucas espinhas e é rica em selênio um mineral antioxidante bom para a pele, cabelos e unhas. Hum, deu até água na boca agora, acho que vou comer um peixinho. 

 

Ei, se você gostou desse post, compartilha, deixe seu comentário eu vou adorar ler.

 

Artigo relacionado:

 

Por que é importante comer menos carne

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Please reload