• Wix Facebook page
  • Wix Twitter page

5 dicas para a reeducação alimentar dá certo

03.09.2018

Começar uma dieta é até fácil, o difícil é conseguir mantê-la por muito tempo. Muitas pessoas ainda acham que para emagrecer é preciso passar fome. Mas, vamos combinar que isso não tem nada a ver, o problema são apenas os excessos, se você deseja perder uns quilinhos terá sim, que diminuir doces, frituras, gorduras e carboidratos refinados.

 

E para isso, existe a reeducação alimentar, que consiste em organizar os seus hábitos. Esqueça os (velhos) conceitos de comida sem graça e sem gosto, porque essa não é a finalidade da reeducação, pelo contrário o objetivo é comer com prazer. 

O que faz uma dieta dá certo não é contar calorias, nem ficar sem comer, é simplesmente mudar o pensamento em relação à comida. Mas como conseguir isso? Realmente não é fácil, nem tampouco será de uma hora para outra, é preciso ter paciência, foco e determinação.

 

Pense em uma estratégia no qual você quer atingir, se seu objetivo é perder peso com saúde, a reeducação é a melhor alternativa. Fuja de dietas malucas, elas não duram ao longo prazo. Confira algumas dicas para te ajudar a emagrecer:

 

Seja paciente

Muita gente acha que para entrar em forma basta passar fome alguns dias que os resultados vão aparecer, pura ilusão! Não fique ansiosa, porque isso só atrapalha. Comece aos poucos as mudanças, nada de desespero. Conheça seus limites, até porque assumir desafios são ótimos, nos estimula a ir em frente, mas vá com calma.

 

Respeitar seus pontos fracos e fortes são fundamentais. Lembre-se para emagrecer requer autoconhecimento, portanto, coma de forma equilibrada, sem exageros e com prazer. Inclua na sua rotina alimentos nutritivos: verduras, legumes, frutas, oleaginosas e aos poucos vá diminuindo os industrializados.

 

Não faça concessões

Antes de querer alguma mudança no corpo, é preciso mudar a forma de pensar, porque é através dela que nos posicionamos. Um exemplo clássico, é aquela pessoa que passa a semana toda fazendo dieta, quando chega o final de semana, exagera na pizza, coxinha, refrigerante, chocolate, entre outras bobagens.

 

Resultado, fica com consciência pesada e, sobretudo, uns quilinhos a mais. Tenha autocontrole, tome as rédeas da sua vida, pois a cada escolha há uma renúncia. Isso não quer dizer que você não deva sair com os amigos ou namorado para jantar, mas não cometa excessos. Dar para comer uma fatia de pizza sim mas não exagere.

 

Cozinhe sua própria comida

Quando preparamos nossa comida, temos o controle e não ficamos refém de excessos de temperos, molhos, sal e gordura, quando são os outros que preparam. Se você não sabe cozinhar, aprenda será incrível. Uma das melhores alternativas para a reeducação alimentar é preparar o nosso próprio alimento.

 

Experimente ervas naturais: louro, cebolinha, alho, pimentão, cebola, coentro, manjericão e orégano. E aos poucos vá retirando o sódio da alimentação, tenha também o hábito de levar marmita e lanches saudáveis para o trabalho ou onde você for.

 

Preste atenção a comida

Para uma reeducação alimentar ser eficiente é preciso dar atenção ao seu corpo. Por isso, coma devagar, mastigue bem os alimentos. Diminua o tamanho do prato, consuma com qualidade e não quantidade, jamais pule o café da manhã, porque é uma das principais refeições do dia.

 

Corte os doces

Parece missão impossível tirar o açúcar da alimentação, mas não é. Comece aos poucos, se é você  que faz as compras do mês no supermercado, evite comprar: biscoitos, bolachas, leite condensado, goiabada, chocolate, refrigerantes e sucos em caixinha. Isso já ajuda a fugir das tentações.

 

Priorize as frutas, elas são mais saudáveis e nutritivas. Se for para uma festa tudo bem, mas não exagere na comida, nem na bebida. Quem tem criança em casa precisa se policiar ainda mais, a dica é criar receitas saudáveis com as frutas e conscientizar a meninada sobre os malefícios do açúcar. Depois de um tempo, você não irá nem sentir falta daquele docinho após o almoço, pois o seu cérebro já se adaptou. 

Artigos relacionados: 

 

Que emagrecer diminua o tamanho do prato

 

Dieta ou exercício: qual o que mais emagrece

 

 

 

 

Please reload