• Wix Facebook page
  • Wix Twitter page

8 alimentos que ajudam a ter mais disposição

03.07.2018

As pessoas estão ficando cada vez mais cansadas. E não é à toa com tantas obrigações diárias, o cansaço já faz parte da rotina de milhões de brasileiros. Com isso, surge a fadiga, o estresse, o mau humor, a insônia e a falta de ânimo para enfrentar tarefas simples do dia a dia.

 

Mas como reverter essa moleza e ter mais energia? Para as indústrias farmacêuticas a solução são os medicamentos e os fortificantes, que tem até suas vantagens. Porém, há outras alternativas menos agressivas para o organismo, como por exemplo, a alimentação. Uma dieta equilibrada, rica em frutas, legumes e vegetais pode afastar diversos problemas de saúde, sem precisar usar remédios.  

 

Foto: Pixabay

O que ocorre com a maioria das pessoas é a falta de nutrientes na alimentação que são importantes para o organismo. Muitos alegam que por não ter tempo o suficiente prefere comer besteiras: hambúrguer, pizza, doces, entre outros alimentos calóricos.

 

Esse tipo de alimentação traz praticidade, entretanto, envolve grandes riscos ao longo prazo, entre eles a obesidade. Para ter disposição é preciso escolher bem o que vai consumir. Confira agora 8 alimentos do bem:

 

Abacaxi: é rico em fibras solúveis no qual ajuda a eliminar toxinas do organismo, metaboliza as gorduras da alimentação de forma mais rápida, graças a uma substância presente na fruta (bromelina).

 

Banana: rica em potássio ajuda a evitar fraqueza muscular, fadiga e cãibras. Contém carboidrato que garante energia e disposição. Além disso, melhora o humor e o sono.

 

Maçã: outra fruta que não pode faltar no seu cardápio, contém flavonoides que aumentam os níveis de antioxidantes, protege as células do fígado, órgão importante para a desintoxicação. O ideal é comer com a casca para aproveitar todos os benefícios da maçã.

 

Chá verde: outro grande aliado da saúde, contém cafeína é considerado termogênico – no qual acelera o metabolismo e ajuda a queimar gordura corporal. Tem ação antioxidante, espantar o cansaço físico e mental. Mas, nada de exagero, 2 xícaras por dia é o suficiente. É contraindicado para pessoas que sofrem de pressão alta.

 

Oleaginosas: as nozes, amêndoas e castanhas são excelentes para mandar embora o cansaço. Ricas em magnésio, cobre e selênio ajudam a dar energia, estimula a memória e afasta o mau humor. São fontes de gorduras boas e são antioxidantes.

 

Linhaça: fonte de vitamina E, contém ômega 3, zinco, cálcio e selênio que contribui para desintoxicar as células. Além disso, a linhaça também é antioxidante. 

 

Açaí: contém carboidrato, fornece energia, é rico em vitaminas C, B1 e B2 importantes para a saúde. Entretanto, quem está de olho na balança é preciso moderação, pois a fruta é bem calórica, evite adicionar leite condensado no preparo, consuma com frutas, aveia ou granola.

 

Maca Peruana: é uma grande aliada para o combate ao cansaço, fornece energia, é antioxidante, rica em vitaminas C, E, complexo B e selênio. O pozinho pode ser adicionado no preparo do suco e da vitamina.  

Artigos relacionados:

 

5 alimentos funcionais que não pode faltar na sua dieta

 

O poder do magnésio para a saúde

 

 

Please reload